Topo

Gauchão tem reunião para definir data da final. Grêmio quer dois jogos

Caxias venceu Grêmio na final do primeiro turno. Clubes voltam a se enfrentar na grade decisão -  Pedro H. Tesch/AGIF
Caxias venceu Grêmio na final do primeiro turno. Clubes voltam a se enfrentar na grade decisão Imagem: Pedro H. Tesch/AGIF

Jeremias Wernek

Do UOL, em Porto Alegre

06/08/2020 04h00

A FGF (Federação Gaúcha de Futebol) vai se reunir com Caxias e Grêmio hoje para definir data da final do Campeonato Gaúcho. A proposta é que o estadual seja decidido em jogo único, estádio neutro, para se valer da flexibilização da CBF em relação à estreia no Campeonato Brasileiro. Mas a posição gremista é pela manutenção de duas partidas, ida e volta.

O Grêmio, inclusive, trabalha com duas datas preliminares: jogos em 26 e 29 de agosto. Primeiro em Caxias do Sul e depois em Porto Alegre.

"Eu estive conversando com o presidente (Romildo Bolzan Jr., Klauss (Câmara, executivo de futebol) e doutor Paulo (Luz, vice de futebol). São dois jogos, tem que ser dois jogos. Um jogo só é muito perigoso. Pode ser que teu time que não esteja no dia dele e perde o jogo (sic), o título. Não tem essa de uma partida só. E pelo o que soube, as datas são 26 e 29. Mas quem pode confirmar é a direção. Sei que temos dois jogos pela frente", disse Renato Gaúcho.

O Caxias, campeão do primeiro turno, não abre mão de começar a disputa no domingo (9). O clube está em regime de concentração e alega custos de logística. O problema é que se a ideia grená for mantida, haverá conflito de datas entre Gauchão e Brasileirão.

A CBF decidiu adiar jogos de finalistas dos estaduais na primeira rodada do Campeonato Brasileiro sob uma condição: que o final de semana dos dias 8 e 9 de agosto seja para segunda partida da final ou jogo único.

A equipe da Serra Gaúcha também é favorável a realização de final em jogo único. E apoia iniciativa de campo neutro. A coluna De Primeira mostrou que o estádio Colosso da Lagoa, em Erechim, foi citado como alternativa. Outra opção é atuar no estádio 19 de Outubro, em Ijuí.