Topo

Bayern de Munique

Despreocupado e artilheiro: Lewandowski retoma Champions em sua melhor fase

Nem a pandemia parou Lewandowski, pelo contrário: ninguém fez mais gols que ele desde a parada - M. Donato/FC Bayern
Nem a pandemia parou Lewandowski, pelo contrário: ninguém fez mais gols que ele desde a parada Imagem: M. Donato/FC Bayern

Arthur Sandes

Do UOL, em São Paulo

06/08/2020 04h00

Robert Lewandowski faz tantos gols e há tanto tempo que às vezes parece repetitivo tratar de sua importância. Mas o polonês vive um estado de graça que pode ser decisivo na Liga dos Campeões: ele é o artilheiro do "pós-parada", uma vez que fez 12 gols desde que o futebol europeu foi retomado (veja gráfico mais abaixo). Não à toa, o atacante do Bayern de Munique está "despreocupado" para o duelo contra o Chelsea.

Lewandowski é o atual artilheiro da Liga dos Campeões (11 gols) e ao todo foi às redes 51 vezes nesta temporada — o Chelsea inteiro fez 100. Se contar amistosos e jogos pela seleção polonesa, a conta do atacante sobe a 64. Mas apenas pelo Bayern, que chega embalado em busca da vaga nas quartas de final da Champions, a média de 1,18 gol por jogo é de longe a melhor da Europa.

Nesta temporada, Lewandowski foi artilheiro da Copa da Alemanha (seis gols) e do Campeonato Alemão (34). Esta última, aliás, sendo a melhor marca de sua carreira, um recorde que só não rendeu o prêmio Chuteira de Ouro porque Ciro Immobile, da Lazio (ITA), teve "ajudinha" dos pênaltis.

Os números sustentam o otimismo do goleador. "O Chelsea tem jogado muito bem, mas não estou preocupado. Temos muito respeito pelo Chelsea, mas sabemos que somos o Bayern de Munique. Estamos em boa forma e sabemos o que aconteceu na primeira partida", falou Lewandowski à ESPN Internacional.

No jogo a que o atacante se refere, o Bayern venceu os Blues por 3 a 0, em Londres, com um do gol dele. Por isso, a vantagem é relevante no reencontro, marcado para sábado (8), às 16h (de Brasília), em Munique. O time alemão pode até perder por dois gols de diferença, que ainda assim avançará às quartas de final.

Bayern de Munique