Topo

Gaúcho - 2020

Final antecipada? Gre-Nal decide vaga em nova decisão contra o interior

Grêmio e Inter se enfrentam no clássico Gre-Nal que vale o título do returno - Fotos de: Lucas Uebel/Grêmio FBPA e Ricardo Duarte/SC Internacional
Grêmio e Inter se enfrentam no clássico Gre-Nal que vale o título do returno Imagem: Fotos de: Lucas Uebel/Grêmio FBPA e Ricardo Duarte/SC Internacional

Jeremias Wernek e Marinho Saldanha

Do UOL, em Porto Alegre

05/08/2020 04h00

Grêmio e Inter se enfrentam hoje (5), às 21h30 (de Brasília), na Arena, em busca do título do returno do Campeonato Gaúcho. O jogo pode ser tratado como 'final antecipada', mas não decidirá o campeão estadual. Quem avançar ainda precisará encarar o Caxias em um novo duelo contra o time do interior.

Tropeços contra estes times não são tendência. Desde 2000, quando o campeão foi exatamente o Caxias, apenas uma vez uma equipe que não Inter ou Grêmio levou a taça. Foi em 2017, quando o Novo Hamburgo eliminou o Grêmio na semifinal e bateu o Colorado nos pênaltis na decisão.

Por outro lado, é a quarta vez em dez anos que um time do interior chega à decisão. Juventude (2016) e Brasil de Pelotas (2018) bateram na trave. Além do Novo Hamburgo, que conseguiu a glória máxima.

O 'natural' aponta para Inter e Grêmio lutarem pela taça. No ano passado, foi exatamente o clássico que decidiu o torneio. E após dois empates sem gols, o Tricolor levou a melhor nas cobranças de pênalti.

Depois do inesperado título do Caxias no primeiro turno, o returno foi dominado pela dupla. O Colorado terminou em primeiro na chave A, e o Tricolor como líder da B. Na semifinal, o time vermelho não encontrou rival no Esportivo e aplicou 4 a 0. Os azuis levaram susto contra o Novo Hamburgo, mas também venceram: 4 a 3.

Com melhor campanha, o time de Renato Gaúcho levou o jogo decisivo para sua casa. A equipe também tem superioridade nos encontros com o rival neste ano. De três clássicos disputados até agora, o Grêmio venceu dois e empatou um. O Inter não vence desde 2018.

Indefinição sobre a final

Independente de quem avançar, terá pela frente um debate além das quatro linhas. A final absoluta do Gauchão está prevista para dois jogos no regulamento da competição. Porém, com o calendário apertado pela paralisação em razão da pandemia de novo coronavírus, a Federação Gaúcha de Futebol (FGF) pretende alinhar com os clubes a decisão em apenas partida única.

Neste cenário, o Caxias já expôs sua preferência. O campeão do primeiro turno dá duas alternativas para o último momento do torneio. Ou joga em Caxias, ou em campo neutro. Alegando compromisso com patrocinadores, o time grená não aceita jogar apenas em Porto Alegre.

Inter e Grêmio já reclamaram bastante das condições dos gramados do interior do Estado. Por isso, dificilmente concordariam com jogo único longe da capital. Sendo em um estádio que não o Centenário, casa do Caxias, a partida ainda poderia obrigar deslocamento longo. É o caso de Erechim, no estádio Colosso da Lagoa.

Amanhã (6), a FGF irá conversar com os dois finalistas para estabelecer o calendário para conclusão do torneio.

FICHA TÉCNICA:

GRÊMIO X INTERNACIONAL
Data e hora:
05/08/2020 (quarta-feira), às 21h30 (Brasília)
Local: Arena do Grêmio, em Porto Alegre (RS)
Árbitro: Leandro Vuaden
Assistentes: Lúcio Beiersdorf Flor e José Eduardo Calza
VAR: Jean Pierre Lima

GRÊMIO: Vanderlei; Orejuela (Victor Ferraz), Geromel, Kannemann, Bruno Cortez (Guilherme Guedes); Maicon, Matheus Henrique, Alisson, Jean Pyerre e Everton; Diego Souza. Técnico: Renato Gaúcho

INTER: Marcelo Lomba; Rodinei, Fuchs, Cuesta e Moisés; Musto (Lindoso), Edenilson, Marcos Guilherme e Boschilia; Thiago Galhardo e Guerrero. Técnico: Eduardo Coudet