Topo

Por que recusa corintiana a exames teve apoio na FPF e só Palmeiras testará

Luan, durante a partida entre Corinthians e Palmeiras, recentemente, na fase de grupos do Paulista Imagem: Rodrigo Coca/Agência Corinthians

Samir Carvalho e Thiago Ferri

Do UOL, em São Paulo (SP)

04/08/2020 12h00

Os protocolos de saúde adotados por Corinthians e Palmeiras ganharam destaque na véspera da final do Campeonato Paulista. O clube alvinegro diz que mantém seu elenco confinado desde a volta do Estadual e, por isso, não precisa fazer testes antes do duelo de quarta (5). Já o rival alviverde optou por outra estratégia.

Após o blog de Danilo Lavieri publicar que o Corinthians se recusou a fazer exames da COVID-19 antes da primeira final, a diretoria argumentou que é o Palmeiras que não está cumprindo o protocolo, que "prevê que todos os 16 clubes fiquem concentrados em locais previamente definidos e preparados durante todo período de jogos da competição" e não define um número obrigatório de testes .

Apesar do embate, a FPF aceitou as estratégias dos dois clubes e considera que ambos estão certos, mesmo com divergências. Entenda abaixo por que o Corinthians mantém que só fará testes antes da segunda final, marcada para sábado (8), diferentemente do Palmeiras, que já fez exames nessa segunda (3) na Academia de Futebol.

Corinthians mantém confinamento há duas semanas

O Corinthians alega que testará na quinta-feira (6) porque já havia acertado dessa forma com a Federação Paulista de Futebol (FPF), conforme o protocolo elaborado pela entidade e seu comitê médico, após aprovação exigida pelo Governo do Estado de São Paulo, Prefeitura de São Paulo e prefeituras de todas as cidades dos clubes participantes.

O clube paulista ainda alega que a FPF não pediu para o Corinthians refazer testes ou testar os atletas antes do jogo desta quarta-feira pois o Corinthians cumpriu todos os protocolos que foram exigidos.

Na visão dos corintianos, o Palmeiras tenta tumultuar o ambiente da final ao tentar transferir culpa, já que o clube alvinegro enfatiza que o rival que descumpriu e liberou seus atletas depois de cada partida, o que nunca foi permitido.

O Corinthians enfatiza que desde o início da pandemia zela pelos cuidados de seus atletas e colaboradores e, por isso, mantém sua delegação em confinamento há 14 dias, período este em que todos estão privados do convívio de suas famílias.

Palmeiras adota estratégia de mais testes

Acusado pelo Corinthians de não cumprir o protocolo de saúde para a volta dos jogos, o Palmeiras rebate argumentando que tem feito até mais do que o necessário. Diferentemente do rival, o Verdão não mantém o grupo confinado durante todo o tempo e entende que é melhor fazer mais testes do que realizar a concentração até o fim do Estadual.

De duas a três vezes na semana, atletas, comissão técnica e funcionários na Academia de Futebol passam por testes da COVID-19 - o regulamento do Paulistão não diz quantos exames precisam ser feitos. Na avaliação alviverde, a testagem maior, aliada à concentração apenas antes dos jogos é o melhor caminho para combater a doença.

Ainda que o protocolo fale na concentração até o fim do Paulista, na avaliação do departamento médico do Palmeiras, que participou da confecção deste documento com a FPF e os DMs das outras equipes na competição, esta é uma recomendação, não uma obrigação. Assim como o rival, pessoas no bastidor palmeirense veem a intenção de o adversário agitar o clima antes da final.

Desde o retorno do futebol foram feitos 17 testes em cada pessoa que trabalha no CT do Palmeiras. Depois de liberar seus atletas no domingo (2) à noite, o Verdão repetiu os exames na reapresentação segunda e terá os resultados nesta terça (4), antes de iniciar a concentração para a primeira decisão, quarta, na Arena Corinthians.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Por que recusa corintiana a exames teve apoio na FPF e só Palmeiras testará - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Futebol