Topo

Benfica avança por Cebolinha, mas reunião termina sem negócio fechado

Lucas Uebel/Grêmio FBPA
Imagem: Lucas Uebel/Grêmio FBPA

Jeremias Wernek e Thiago Fernandes

Do UOL, em Porto Alegre e Belo Horizonte

04/08/2020 21h35

A reunião para analisar propostas por Everton Cebolinha terminou sem acordo, mas deixou o Benfica em vantagem na disputa com o Everton-ING. O encontro realizado hoje entre representantes do jogador e a diretoria do Grêmio foi finalizado após longo debate sobre condições de pagamento e cláusulas adicionais. O clube português se dispôs a pagar 22 milhões de euros (R$ 137,5 milhões na cotação atual).

O Grêmio ainda tenta elevar quantia a receber no negócio. E inclusão de cláusulas bônus, ativadas por objetivos alcançados na Europa.

O Everton-ING ofereceu manutenção de percentual para futura venda e o Benfica logo cobriu a proposta, também proponho algo semelhante. Por isso, é pacífico entre os integrantes do negócio que o clube gaúcho vai permanecer com fatia de Cebolinha para possível transferência no continente europeu.

Ainda não há data para novo encontro entre Grêmio e representantes do jogador — e emissários de clubes europeus. As ofertas estão sendo entregues pelo estafe de Cebolinha, em parceria com Giuliano Bertolucci, agente de ótimo trânsito no mercado europeu.

A conversa desta terça foi precedida por outra reunião, na segunda-feira. No primeiro encontro, o Grêmio ouviu que o Benfica tem pressa e quer quitar a operação ao longo de quatro ou até cinco temporadas. Os dirigentes gremistas argumentaram ser inviável e começaram a analisar cenário com pagamento parcelado e gatilhos para elevar o valor que fica nos cofres da Arena.

O Grêmio detém 50% dos direitos econômicos de Cebolinha, mas já fez acordo verbal com outros detentores de percentual para aumentar a fatia final da transferência. Atualmente o acerto é para que o clube fique com 65% do valor da operação.

Além do Benfica, incentivado por Jorge Jesus, o Everton-ING é outro interessado em Cebolinha. O UOL Esporte mostrou que os dois clubes procuraram o Grêmio dias atrás. Aos 24 anos, Everton está em Porto Alegre desde 2013. Virou titular do Grêmio em 2018 e é artilheiro do time desde então.