Topo

Bahia

Bahia fará 11 jogos em 19 dias e monta times A e B para encarar maratona

Bahia tem se dividido entre o Campeonato Baiano e a Copa do Nordeste - Felipe Oliveira/Bahia
Bahia tem se dividido entre o Campeonato Baiano e a Copa do Nordeste Imagem: Felipe Oliveira/Bahia

Diego Salgado

Do UOL, em São Paulo

04/08/2020 04h00

O Bahia entrará em campo hoje (4) pela nona vez em 14 dias, em uma maratona de jogos iniciada com a retomada dos campeonatos no Brasil. O adversário desta terça-feira, às 21h30 (de Brasília), será o Ceará, pela final da Copa do Nordeste, no estádio de Pituaçu, em Salvador.

A equipe baiana precisa reverter o placar de 3 a 1 construído pelo adversário no último sábado (1º), no Castelão. Uma vitória por dois gols de diferença leva a decisão para os pênaltis.

Para se ter uma ideia da quantidade de jogos, o Bahia voltou a atuar no domingo, exatas 24 horas depois da derrota para o Ceará. Dessa vez para encarar o Jacuipense, pela semifinal do Campeonato Baiano.

Essa tem sido a rotina do Bahia desde 22 de julho. A equipe do técnico Roger Machado disputa a Copa do Nordeste em um dia e volta suas atenções para o Estadual no outro. Desde 25 de julho, o time só disputou decisões.

Neste dia, o Bahia eliminou o Botafogo-PB, pelas quartas da Copa do Nordeste. No dia seguinte, passou pelo Bahia de Feira na mesma fase do Baiano. O cenário foi semelhante na última semana. De quarta-feira (29) ao último domingo (2), a equipe de Salvador disputou mais quatro jogos, contra Confiança, Ceará e Jacuipense (duas vezes).

Para suportar a quantidade de partidas, o Bahia faz o seguinte: os jogadores que atuaram viram reservas no dia seguinte. E vice-versa. O clube optou por jogar com os titulares na Copa do Nordeste. Os reservas defendem o time no Estadual.

No Baiano, a estratégia foi bem-sucedida. O Bahia venceu dois dos quatro jogos, além de empatar um e perder outro. Garantido na final, o time enfrenta o Atlético-BA pelo jogo de ida amanhã (5). O jogo de volta será no próximo dia 26, depois do começo do Brasileirão, segundo a Federação Bahiana de Futebol (FBF).

A situação é delicada da Copa do Nordeste. Depois de emendar três triunfos seguidos, o Bahia perdeu para o Ceará na primeira final da competição e terá de vencer o jogo de volta por uma diferença de dois gols.

Depois da decisão, o Bahia estreará no Brasileirão. O adversário será o Botafogo, no estádio Nilton Santos, no próximo domingo (9), às 11h (horário de Brasília), de acordo com informações da Confederação Brasileira de Futebol (CBF).

A lista de jogos do Bahia

22/07: Bahia 4 x 1 Náutico (Copa do Nordeste)

23/07: Atlético 1 x 0 Bahia (Campeonato Baiano)

25/07: Bahia 3 x 1 Botafogo-PB (quartas da Copa do Nordeste)

26/07: Bahia 2 x 0 Fluminense de Feira (quartas do Baiano)

29/07: Confiança 0 x 1 Bahia (semi da Copa do Nordeste)

30/07: Bahia 2 x 0 Jacuipense (semi do Baiano)

01/08: Ceará 3 x 1 Bahia (1ª final da Copa do Nordeste)

02/08: Bahia 2 x 2 Jacuipense (semi do Baiano)

04/08: Bahia x Ceará (2ª final da Copa do Nordeste)

05/08: Atlético x Bahia (1ª final do Baiano)

09/08: Botafogo x Bahia (1ª rodada do Brasileirão)

Bahia