Topo

OPINIÃO

Juca: Presença do Corinthians na final prova que o campeonato é fraquíssimo

Do UOL, em São Paulo

03/08/2020 16h14

De quase eliminado e correndo até risco de rebaixamento quando houve a parada do futebol devido à pandemia do novo coronavírus, o Corinthians se recuperou, venceu quatro jogos seguidos sem sofrer gols e está na final do Campeonato Paulista para enfrentar o Palmeiras. No último ano da gestão de Andres Sanchez, criticada por problemas financeiros vividos pelo clube, o Corinthians tenta o inédito tetracampeonato estadual em São Paulo na era profissional. Mas de quem são os méritos?

No podcast Posse de Bola #44, o jornalista Juca Kfouri não vê tantos méritos para o Corinthians na classificação e aponta que a chegada à final é uma amostra do baixo nível técnico da competição, em que vê o Palmeiras como favorito ao título.

"O Corinthians não tem méritos, o Corinthians chegou na final de um campeonato medíocre. A própria presença do Corinthians numa final de campeonato é a prova do nível baixíssimo desse campeonato, que até onde eu me lembre, teve seu melhor jogo ontem no primeiro tempo de Palmeiras e Ponte Preta, que foi um jogo bom de se ver, digno, e com uma atuação que deu alguma esperança para o palmeirense pelo que o Palmeiras fez no primeiro tempo, menos pelo que fez no segundo, mas pelo que fez no primeiro, era para ter feito 3 a 0 e liquidado o jogo ali. Acabou fazendo um gol também lotérico, com bola desviada", diz Juca.

O jornalista também critica a declaração de Andres Sanchez em uma publicação no Twitter, em que o dirigente declarou: "Vai ter gente com dificuldade de explicar por aí amanhã. Um dia vão entender que o Corinthians não se explica, se sente". Juca cita o período em que não se sabia nem mesmo se o técnico Tiago Nunes teria sequência no comando do time devido aos resultados do início da temporada.

"Primeiro, falta-lhe lógica, porque se o Corinthians se sente e não se explica, ele não há de querer ver a explicação de alguns, mas a pretensa ironia dele é em relação a todos nós que falamos e eu permaneço falando da campanha medíocre do Corinthians para chegar à final. Quer dizer que então ele está satisfeito com a campanha do Corinthians? Ele acha que o Corinthians foi bem na fase de classificação do campeonato? Cadê aquele Andrés Sanchez que dizia 'admito que o trabalho do Tiago não está sendo bom', teve até ali um momento na paralisação em que se cogitou até de que ele não continuasse como técnico do Corinthians", diz Juca.

"Agora virou uma maravilha? Não, não é uma maravilha. A classificação do Corinthians é fruto da camisa do Corinthians, mas é fruto de um futebol paupérrimo em geral, que é até o que permite achar que o Corinthians possa ser campeão, porque é mata-mata e tudo pode acontecer, mas qualidade de futebol, abaixo da crítica", conclui.

Você pode ouvir o Posse de Bola em seu tocador favorito, quando quiser e na hora que quiser. O Posse de Bola está disponível no Spotify e na Apple Podcasts, no Google Podcasts e no Castbox . Basta buscar o nome do programa e dar play no episódio desejado. No caso do Posse de Bola, é possível ainda ouvir via página oficial do UOL e YouTube do UOL. Outros podcasts do UOL estão disponíveis em uol.com.br/podcasts.