Topo

Brasileirão pode ter até 3 jogos adiados por Estaduais; veja os casos

Brasileirão terá início no próximo sábado (8), com o confronto entre Fortaleza x Athletico-PR -
Brasileirão terá início no próximo sábado (8), com o confronto entre Fortaleza x Athletico-PR

Diego Salgado*

Do UOL, em São Paulo

03/08/2020 13h23

O Campeonato Brasileiro terá início no próximo fim de semana com pelo menos dois jogos adiados por causa da disputa dos estaduais. Por enquanto, já está definido que os primeiros duelos de Corinthians e Palmeiras pelo Nacional serão remarcados - os adversários são Atlético-GO e Vasco, respectivamente.

Existe ainda a possibilidade de o mesmo acontecer com Grêmio ou Inter. Os rivais lutam por uma vaga na final do Campeonato Gaúcho. As equipes se enfrentam na próxima quarta-feira (5). O vencedor pega o Caxias na decisão estadual.

A Federação local discute a alternativa de a final ser disputada em jogo único no próximo fim de semana, com aval do Caxias. Caso isso aconteça, o jogo do Grêmio contra o Fluminense ou do Inter diante Coritiba será adiado também.

Diante do cenário, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) disse que irá remarcar os jogos da primeira rodada que forem afetados pelas finais dos campeonatos estaduais.

"A CBF informa que vai remarcar os jogos dos clubes da Série A do Brasileirão Assaí 2020 que coincidam com a data base da partida definidora do título de seus respectivos campeonatos estaduais. As novas datas serão oportunamente divulgadas pela Diretoria de Competições", diz a entidade, em comunicado.

Os outros seis jogos da primeira rodada do Brasileirão vão ser disputados mesmo no fim de semana (veja a lista abaixo). Dos 12 clubes ligados a esses duelos, cinco estão na luta pelo título estadual, em fase final de disputa.

Ceará e Fortaleza, por exemplo, farão a final, mas ainda não há data para a disputa do título. O Ceará ainda fará a final da Copa do Nordeste amanhã (4), contra o Bahia, que também está na decisão do Campeonato Baiano diante do Atlético - o primeiro jogo será na próxima quarta-feira (5), com a partida final no dia 26 de agosto, quarta-feira, sem jogos do Brasileirão.

No caso do Athletico-PR, não haverá conflito de datas, pois a segunda final contra o Coritiba pelo Campeonato Paranaense será disputada na próxima quarta-feira, no Couto Pereira. O Athletico-PR venceu a partida de ida, na Arena da Baixada, por 1 a 0.

O Campeonato Mineiro, por sua vez, não tem data definida para o término. O Atlético-MG está na semifinal da competição e luta por uma vaga na final diante do América-MG na próxima quarta-feira. O primeiro jogo terminou 2 a 1 para o Atlético. Tombense e Caldense disputam a outra semifinal.

A Federação descarta a possibilidade de final no próximo fim de semana. Dessa forma, o duelo entre Flamengo e Atlético-MG está mantido para o próximo domingo (9), no Maracanã.

A disputa do Campeonato Goiano é um caso à parte. A competição foi paralisada em março, após o término da décima rodada. Não há previsão para o retorno da disputa.

O início do Brasileirão estava marcado para o dia 3 de maio, mas foi adiado devido à pandemia do novo coronavírus e diante da paralisação dos Estaduais pelo Brasil afora.

Jogos da primeira rodada

Fortaleza x Athletico (sábado, 19h, no Castelão)
Sport x Ceará (sábado, 21h, Ilha do Retiro)
Botafogo x Bahia (domingo, 11h, Nilton Santos)
Flamengo x Atlético-MG (domingo, 16h, Maracanã)
Santos x Red Bull Bragantino (domingo, 16h, Vila Belmiro)
Goiás x São Paulo (domingo, 16h, Hailé Pinheiro)

Partidas adiadas

Palmeiras x Vasco
Corinthians x Atlético-GO

Jogos que podem ser adiados

Coritiba x Inter
Grêmio x Fluminense

* colaboraram Marinho Saldanha e Thiago Fernandes