Topo

Porto Alegre adia decisão sobre jogos do Gauchão em Arena e Beira-Rio

Jeferson Guareze/AGIF
Imagem: Jeferson Guareze/AGIF

Jeremias Wernek

Do UOL, em Porto Alegre

30/07/2020 16h32

A Prefeitura de Porto Alegre se reuniu com FGF (Federação Gaúcha de Futebol), Grêmio e Internacionalconforme antecipou o UOL Esporte, mas adiou a decisão sobre aval para jogos no município. De acordo com Nelson Marchezan Jr., prefeito da capital gaúcha, um encontro na sexta-feira (31) vai definir se as autoridades liberam partidas na Arena do Grêmio e Beira-Rio.

Os clubes anseiam pela resposta, de olho na semifinal do segundo turno do Campeonato Gaúcho, no final de semana.

O Grêmio recebe o Novo Hamburgo e o Inter encara o Esportivo. Caso os estádios continuem vetados, a dupla Gre-Nal vai pedir à FGF para atuar nos CT's das categorias de base. Assim, o time de Renato Gaúcho voltará a jogar em Eldorado do Sul e a equipe de Eduardo Coudet em Alvorada. As duas cidades fazem parte da região metropolitana de Porto Alegre.

"Conversei nesta tarde com os presidentes da @OficialFGF e da dupla Gre-Nal. Demonstrei para eles a minha preocupação com o aumento na ocupação dos leitos de UTI em 150% nos últimos dias. Quase 45% de todos os leitos da cidade estão ocupados por pacientes com covid-19.", escreveu o prefeito em conta no Twitter. "Concordamos que o momento é de cautela e de respeito com empresários e profissionais, principalmente da saúde. Não temos dúvida de que os clubes terão cuidado com a saúde dos jogadores e envolvidos nestes eventos.".

A posição de Nelson Marchezan, quando do aval estadual para volta do Campeonato Gaúcho, foi de que as partidas poderiam gerar aglomeração de torcedores fora dos estádios. E passar mensagem de normalidade em meio ao agravamento da pandemia na cidade. A leitura foi reiterada publicamente.

"Nosso receio é que a liberação de jogos poderia passar a falsa mensagem para a população que não precisa mais se cuidar. Por este motivo seguiremos dialogando e vamos anunciar nesta sexta-feira (31), após nova reunião, a decisão para os jogos deste domingo.", digitou.

O Inter reclamou fortemente do veto da prefeitura, que fez o clube mandar o Gre-Nal 425 em Caxias do Sul. O Grêmio também contestou a decisão, citando que a estrutura dos estádios dos rivais facilita cumprimento de protocolos sanitários. A FGF também precisou remarcar partidas do São José-POA, equipe da zona norte da cidade.

Além das semifinais do segundo turno, a posição municipal pode influenciar no local da final do turno — com possível clássico entre Grêmio e Internacional. Grande finalíssima estadual, diante do Caxias. E, claro, o Campeonato Brasileiro.