Topo

Santos

Santos se classifica como pior líder de grupo de atual formato do Paulistão

Jesualdo Ferreira, técnico do Santos, durante partida contra o Novorizontino - Ivan Storti
Jesualdo Ferreira, técnico do Santos, durante partida contra o Novorizontino Imagem: Ivan Storti

Eder Traskini

Colaboração para o UOL, em Santos

28/07/2020 04h00

Resumo da notícia

  • Santos se classificou como líder do grupo A do Paulista com apenas 16 pontos
  • Pontuação foi a menor registrada por um líder de grupo desde que o Paulistão é disputado no atual formato
  • No ano passado e em 2018, Ituano e São Paulo fecharam a primeira fase como líderes de seus grupos somando 17 pontos
  • Campanha santista foi apenas a 9ª melhor da primeira fase do estadual 2020
  • Entre os classificados, Santos tem o pior ataque e a terceira pior defesa

O Santos se classificou em primeiro lugar do Grupo A do Campeonato Paulista, mas a campanha não foi a dos sonhos do torcedor santista. O Peixe carimbou a vaga como pior líder de grupo desde que o Estadual passou a ser disputado no atual formato, em 2017.

Os 16 pontos conquistados pelo Alvinegro Praiano representam apenas a nona melhor campanha do Paulistão 2020, ficando atrás de equipes que não conseguiram a classificação: Novorizontino e Guarani.

Nos três anos em que o Paulista foi disputado com 16 equipes divididas em quatro grupos, nunca uma equipe com a campanha santista havia fechado a primeira fase como líder de grupo.

No ano passado, o pior primeiro colocado havia sido o Ituano, com 17 pontos. Em 2018, o São Paulo também marcou 17 e foi o líder com menor pontuação. Um ano antes, o Tricolor fez 20 pontos e novamente foi o pior líder de grupo. Os 16 pontos conquistados pelo Peixe nesta temporada não seriam suficientes para avançar nos outros grupos do Estadual.

Outro fato que chama atenção é o número de gols. Conhecido pelo DNA ofensivo, o Santos do técnico Jesualdo Ferreira tem o pior ataque entre os oito classificados, com 13 gols, e ainda a terceira pior defesa, com 12 sofridos.

O adversário santista na fase quartas de final, porém, tem ainda mais motivos para se preocupar. A Ponte Preta lutou contra o rebaixamento até a última rodada e fechou a primeira fase com a quarta pior campanha.

Contra os times que disputam a Série A do Campeonato Brasileiro, a Ponte Preta venceu apenas um duelo: foi diante do Corinthians, na terceira rodada do Estadual. Nos jogos contra Palmeiras, São Paulo e Red Bull Bragantino, a equipe de Campinas saiu derrotada.

Santos