PUBLICIDADE
Topo

Alvo do Fla é multicampeão com Guardiola, mas busca 1º título como técnico

Domènec Torrent foi auxiliar de Pep Guardiola no Barcelona, no Bayern e no City - Laurens Lindhout/Soccrates/Getty Images
Domènec Torrent foi auxiliar de Pep Guardiola no Barcelona, no Bayern e no City Imagem: Laurens Lindhout/Soccrates/Getty Images

Do UOL, em Santos (SP)

28/07/2020 11h30

Resumo da notícia

  • Ex-auxiliar de Guardiola, espanhol Domènec Torrent está na mira do Flamengo
  • Como técnico, seu melhor trabalho foi no New York City FC, dos Estados Unidos
  • Com Domènec, time fez na temporada 2019 a melhor campanha de sua história
  • Técnico espanhol de 58 anos, porém, ainda segue em busca de seu primeiro título

O espanhol Domènec Torrent é um dos alvos do Flamengo para substituir o técnico Jorge Jesus. Segundo o colunista Mauro Cezar Pereira, o clube carioca está inclinado a fechar com o ex-auxiliar de Pep Guardiola, mas ainda não bateu o martelo.

Multicampeão como auxiliar de Guardiola nas passagens por Barcelona, Bayern de Munique e Manchester City, Domènec esteve ao lado de Guardiola, por exemplo, nas duas conquistas da Liga dos Campeões pelo clube catalão, em 2008/09 e 2010/11. Como treinador, porém, ainda segue em busca de seu primeiro título.

Domènec acumula apenas um trabalho recente como técnico, nos Estados Unidos. Ele deixou o Manchester City após a temporada 2017/18 para assumir a vaga do ex-jogador e técnico francês Patrick Vieira no New York City FC, clube parceiro dos Citizens.

Entre junho de 2018 e outubro de 2019, foram 60 jogos no comando do time, com 29 vitórias, 14 empates e 17 derrotas, com 108 gols marcados e 81 sofridos.

Domenec Torrent durante passagem pelo New York City FC na MLS - Ira L. Black - Corbis/Corbis via Getty Images - Ira L. Black - Corbis/Corbis via Getty Images
Imagem: Ira L. Black - Corbis/Corbis via Getty Images

Após um início de altos e baixos em 2018, o time deslanchou na Major League Soccer de 2019 e terminou a competição com folga na liderança da Conferência Leste, conquistando uma vaga na Liga dos Campeões da Concacaf na melhor temporada da história do clube.

O New York City FC perdeu por 2 a 1 nas semifinais da Conferência Leste pelo Toronto FC, que foi finalista da MLS. Além da Major League, Domènec disputou também a US Open Cup e levou o time às quartas de final, sendo derrotado apenas nas penalidades pelo Orlando City.

Aos 58 anos, Torrent acumulou passagens por Palafrugell (1994 a 2000), Palamós (2003 a 2004) e Girona (2005 a 2006) antes de se juntar à comissão técnica de Guardiola.

"Eu acho que ele está absolutamente preparado para qualquer país. Ele fez a melhor temporada da história do New York City na última temporada. Ele é incrivelmente bem preparado, tem muita experiência. Não tenho nenhuma dúvida sobre sua capacidade", disse o técnico do City em recente entrevista coletiva.

Flamengo