Topo

Botafogo

'Gentileza' rende elogios a líder Honda, mas gera debate entre alvinegros

Honda deixa bola para Pedro Raul cobrar pênalti a favor do Botafogo - Vítor Silva/Botafogo
Honda deixa bola para Pedro Raul cobrar pênalti a favor do Botafogo Imagem: Vítor Silva/Botafogo

Do UOL, no Rio de Janeiro (RJ)

27/07/2020 04h00

Após o amistoso com o Fluminense, no último sábado, o técnico Paulo Autuori elogiou a gentileza de Honda ao ceder a cobrança de pênalti ao atacante Pedro Raul. O gesto, inclusive, entra para uma coleção que pode fazer o meia japonês caminhar para se tornar um líder no Botafogo, tanto dentro quanto fora de campo.

Ao enaltecer a atitude do camisa 4, Autuori lembrou que a decisão sobre o cobrador é dele, mas que Honda, como capitão do time, "deu a chance" ao companheiro de realizar a batida. O fato sobre o "dono das bolas paradas" na equipe alvinegra chegou a gerar debate entre a torcida nas redes sociais. Entre argumentos e contra argumentos, houve muitos que exaltaram a conduta do japonês, mas outros pediram que ele passe a "colocar a bola debaixo do braço".

"Qualquer decisão em relação a isso é minha. Ele, gentil como é e capitão da equipe, deu a chance do Pedro Raul bater. Na estreia dele, contra o Bangu, ele bateu. Temos alguns batedores no elenco, e quero jogadores com iniciativa. Mas a decisão é sempre minha. Isso demonstra a solidariedade que existe no grupo, sem necessidade de protagonismo. Deixou o Pedro Raul bater", disse o treinador.

Este foi mais um ato à parte nesta ainda curta passagem de Honda pelo Botafogo, mas que vem mexendo com clube e torcida. Paulo Autuori, em mais de uma oportunidade, ressaltou, além da dedicação aos treinos que o meia demonstra, o ganho técnico que o time vem tendo com ele em campo.

Fora das quatro linhas, Honda já se posicionou publicamente de forma contrária ao retorno do Campeonato Carioca em meio à pandemia - posicionamento que também era o da diretoria do Glorioso - e endossou críticas do youtuber Felipe Neto ao presidente Jair Bolsonaro.

Um ponto de preocupação do meia é quanto à educação. Com projeto em vários lugares do mundo, ele já levantou a questão em uma rede social ao perguntar sobre ajuda para a criação uma escola on-line para crianças brasileiras. Um vídeo publicado pela Botafogo TV recentemente mostra um questionamento ao zagueiro Marcelo Benevenuto sobre a qualidade da escola à qual ele teve acesso. Por rede social, ele também já trocou mensagens com Renê Silva, criador do "Voz das Comunidades", sobre iniciativas sociais.

Logo que chegou, Honda causou mobilização na torcida alvinegra. O meia foi recebido por uma multidão no aeroporto e, no dia em que foi apresentado, cerca de 10 mil estiveram no Nilton Santos. O acerto também ajudou a impulsionar o programa de sócio-torcedor.

Torcida faz pedido

Em uma postagem feita na tarde de ontem (26), Honda escreveu: "O importante é melhorarmos pouco a pouco, com um plano". Nos comentários, porém, diversos torcedores pediram que ele passe a cobrar os pênaltis que forem marcados a favor do time alvinegro a partir de agora. Alguns, inclusive, fizeram o pedido em inglês.

Expectativa por Kalou

O atacante marfinense Kalou, anunciado no último dia 9, deve chegar ao Botafogo nesta semana. Alguns trâmites burocráticos para que o jogador pudesse viajar em meio à pandemia tiveram de ser resolvidos neste período.

Há uma programação inicial para que ele seja apresentado no sábado, antes de novo amistoso com o Fluminense.

Botafogo