Topo

Dicas de como jogar Cartola e se dar bem nas ligas

Gabigol foi um dos destaques no último ano - Alexandre Vidal/Flamengo
Gabigol foi um dos destaques no último ano Imagem: Alexandre Vidal/Flamengo

Leandro Carneiro

Do UOL, em São Paulo

27/07/2020 04h00

Você é daqueles jogadores que nunca jogou Cartola ou quando tentou se arriscar nunca foi bem? Bom, vamos tentar ajuda-lo a ter um desempenho melhor na temporada 2020 que acabará só em fevereiro de 2021.

Qual tática eu devo usar no Cartola?

Bom, essa é a pergunta que mais se faz. Não tem uma receita de bolo com essa resposta, ainda mais com mudanças em algumas pontuações. A chance de mitar é maior quando seu atleta faz gol. Quem tem mais chance de marcar? Atacante e meias ofensivos. Então, 4-3-3 ou 3-4-3 são as melhores opções. Afinal, tem a maior quantidade de jogadores ofensivos.

Dá para mitar com 5-4-1 ou 4-5-1? Sim, é possível. Cansamos de ver rodadas em que laterais mitaram ou zagueiros como Geromel e Cuesta. Mas essa não é a regra.

Quem eu escolho de capitão no Cartola?

É uma decisão extremamente importante. Definiu os seus 11 jogadores e o técnico? Hora de analisar o capitão. Qual a melhor forma? Cruzar as informações: média do jogador, momento do atleta e desafio pela frente. Se o seu atacante vive boa fase e pegará o lanterna, ele é a opção. Devo colocar meu goleiro como capitão? Não recomendamos. O risco é grande e para ele mitar terá de fase muitas defesas difíceis, ou seja, correrá muito risco de ser vazado e perder pontos.

Esqueça o clubismo

Deixa seu coração de lado se seu objetivo for mitar no Cartola. Não dá para você apostar em seu time se ele tiver em uma fase ruim, ainda mais se jogar contra uma equipe que está voando no campeonato. Escalar sem o coração aumenta sua chance de crescer o desempenho.

Junte patrimônio

Não ache que vá ganhar a competição de longo prazo nas primeiras rodadas. São 38 pela frente e terá um momento que você vai querer escalar os três atacantes mais caros do jogo. Se não tiver juntado cartoletas no começo, você não conseguirá. Como fazer isso? Demos essa dica de como ganhar dinheiro no Cartola.

De olho nos scouts decisivos

Veja quem faz gol, quem dá assistência e os times que têm mais chances de não sofrer gols nas rodadas. O gol vale 8 pontos, ou seja, cada jogador seu que fizer gol irá subir bastante sua pontuação. O mesmo vale para a assistência. E também fique de olho em goleiro, laterais e zagueiros que possam sair sem sofrer gols, eles já começam, de cara, com cinco pontos.

Acompanhe as notícias

Sei que muita gente prefere escalar o time antes e não mexer mais. Mas você precisa acompanhar as notícias de quem jogará, quem se machucou de última hora ou qual treinador irá poupar seus jogadores. O ideal é que você feche a equipe apenas no dia em que o mercado fecha, quando você terá as informações dos últimos treinos.