Topo

De virada, Palmeiras vence Água Santa no fim e garante 1º lugar

Do UOL, em São Paulo

26/07/2020 18h05

O Palmeiras encerrou sua participação na primeira fase do Campeonato Paulista com uma vitória de virada por 2 a 1 sobre o Água Santa hoje (26) no Allianz Parque, sem a presença de público em virtude da pandemia do novo coronavírus. Todos os gols foram marcados na segunda etapa da partida, com Lucas Silva anotando pelo lado visitante, enquanto Ramires e Luiz Adriano balançaram a rede para os donos da casa.

Com o resultado, o Alviverde ficou com a liderança do Grupo B, com 22 pontos, superando o então líder da chave (e próximo adversário) Santo André. Sendo assim, o mando de jogo do duelo pelas quartas de final será do Palmeiras. O duelo deverá ser disputado na quarta ou quinta-feira, dependendo do que for decidido em reunião amanhã às 11h30 (de Brasília) na sede da Federação Paulista de Futebol.

Já o Água Santa, que estava com a vaga garantida às quartas de final até a segunda metade do segundo tempo, acabou rebaixado à Série A2, já que a Ponte Preta venceu o Mirassol.

O melhor: Willian

Apesar de não ter brilhado, participou de quase todas as boas jogadas criadas pelo Palmeiras na partida. Dividiu o protagonismo com Ramires e Luiz Adriano, mas jogou por mais tempo que a dupla.

O pior: Rony

Assim como no Dérbi, o atacante Rony novamente errou muito e levou pouco perigo ao Água Santa durante os pouco mais de 60 minutos em que esteve em campo em campo. O ex-atacante do Athletico-PR parece ter sentido a responsabilidade de substituir o papel de Dudu.

Começo com iniciativa

O Palmeiras iniciou a partida mantendo a posse de bola e tomando iniciativa. A equipe de Luxemburgo levou dez minutos para criar sua primeira chance clara de gol na partida, quando Rony aproveitou uma sobra de jogada na área e bateu cruzado, com efeito, e por pouco não fez seu primeiro gol com a camisa alviverde. Este foi seu único lance positivo no jogo.

Queda de ritmo e nível

A velocidade e o ímpeto dos primeiros 15 minutos logo deram lugar a uma postura burocrática por parte das duas equipes. Ainda que o aproveitamento de passes do Palmeiras se manteve alto, o time praticamente não levou nenhum perigo ao gol de Giovanni até os minutos finais da primeira etapa, comportamento que harmonizou com a nulidade ofensiva demonstrada pelo Água Santa.

Luxa muda o time já no intervalo

Aparentemente insatisfeito com a exibição abaixo da média de seu time no primeiro tempo, o treinador do Palmeiras resolveu mexer logo no retorno do intervalo. Luiz Adriano voltou ao time no lugar de Raphael Veiga. Logo após o sofrer o gol, Luxa optou por usar todas as suas cartas e efetuou outras três mudanças de uma só vez: Ramires e Scarpa foram colocados nas vagas de Patrick de Paula e Rony, respectivamente. enquanto Gabriel Menino substituiu Bruno Henrique.

Acúmulo de lances polêmicos

Após uma falha do goleiro Giovanni em escanteio nos momentos finais da primeira etapa, o atacante Willian aproveitou a sobra e finalizou. A bola aparentemente acabou desviada com a mão pela defesa do Água Santa, mas o árbitro não interpretou a jogada como irregular. Já na volta o intervalo, logo aos dois minutos, Willian sofreu falta na linha direita da área do Água Santa, mas Douglas Marques das Flores avaliou que a infração foi cometida fora da área.

Sorrateiro, o Água Santa abre o placar

Tanto o Palmeiras, como os visitantes voltaram melhores na segunda etapa. Quase de forma imperceptível, o Água Santa chegou perto de marcar um gol olímpico aos 16 minutos, quando Weverton afastou bem a cobrança fechada efetuada por Dadá. No entanto, pouco mais de um minuto depois, o goleiro não teve a mesma sorte quando Lucas Silva aproveitou o bom cruzamento rasteiro e cruzado efetuado por Dadá.

Ramires desencanta

Contratado pelo Palmeiras em junho de 2019 sob muita desconfiança quanto a sua condição física, o volante Ramires mudou a cara do jogo nesse domingo. Seis minutos após entrar em campo, marcou seu primeiro gol pelo Verdão, quebrando um jejum de mais de três anos. Minutos depois, serviu Scarpa com um lançamento milimétrico que por muito pouco não resultou em outro tento.

Decisivo mais uma vez

Acostumado a marcar quando o Palmeiras joga em casa, o atacante Luiz Adriano repetiu esse bom retrospecto e foi decisivo mais uma vez. Após ter sua cobrança de pênalti defendida por Giovanni, o camisa 10 esbanjou competência ao aproveitar o rebote.

FICHA TÉCNICA

PALMEIRAS 2 X 1 ÁGUA SANTA

Data: 26 de julho de 2020, domingo
Horário: 16h (de Brasília)
Competição: Campeonato Paulista (12ª rodada)
Local: Allianz Parque, em São Paulo (SP)
Árbitro: Douglas Marques das Flores
Auxiliares: Alex Ang Ribeiro e Marco Antonio de Andrade Motta Junior
Cartões amarelos: Uéderson (Água Santa); Raphael Veiga e Ramires (Palmeiras)

Gol: Lucas Silva (Água Santa), aos 17 minutos do segundo tempo; Ramires (Palmeiras), aos 26 do segundo tempo, e Luiz Adriano (Palmeiras), aos 42 do segundo tempo.

PALMEIRAS: Weverton; Marcos Rocha, Felipe Melo, Vitor Hugo e Diogo Barbosa; Bruno Henrique (Gabriel Menino), Patrick de Paula (Ramires), Lucas Lima, Rony (Gustavo Scarpa) e Raphael Veiga (Luiz Adriano); Willian (Zé Rafael). Técnico: Vanderlei Luxemburgo

ÁGUA SANTA: Giovanni; Jonathan, Bruno Costa, Walisson Maia, Rhuan; Diogo Marzagão (Renan Paulino), João Vitor (Wellington Reis, Luan Dias; Lucas Silva, Dadá (Fabrício) e Uéderson (Rodrigo Sam). Técnico: Toninho Cecílio