Topo

Atlético-MG

Atlético-MG decepciona na volta do Mineiro e só empata com o América-MG

Atlético-MG apenas empata com o América-MG na volta do futebol mineiro em meio à pandemia do novo coronavírus - Fernando Moreno/AGIF
Atlético-MG apenas empata com o América-MG na volta do futebol mineiro em meio à pandemia do novo coronavírus Imagem: Fernando Moreno/AGIF

Thiago Fernandes

Do UOL, em Belo Horizonte

26/07/2020 17h55

O Atlético-MG decepcionou na volta ao futebol em meio à pandemia do coronavírus e apenas empatou por 1 a 1 com o América-MG na tarde de hoje (26), no estádio Independência. Nathan abriu o placar, mas o Galo cedeu o empate ao adversário em gol de Vitão, no jogo válido pela 10ª rodada do Campeonato Mineiro 2020.

Com o resultado, o Galo cai para a quarta posição do Estadual, com 19 pontos, dois a mais que o Cruzeiro, primeiro fora da zona de classificação para a semifinal. O Coelho segue na liderança do torneio, agora com 22. Porém, pode perder a posição para o Tombense, que entra em campo na noite de hoje.

Na última rodada do Estadual, o Galo recebe o Patrocinense no Mineirão. O jogo será na próxima quarta-feira (29), às 21h30. O América enfrentará a URT no Zama Maciel, em Patos de Minas.

O melhor: Savarino

Jogador mais incisivo do Atlético no setor ofensivo, o venezuelano fez uma boa partida contra o América-MG no estádio Independência. Ele criou as principais oportunidades de gol do Galo no jogo válido pela 10ª rodada do Campeonato Mineiro enquanto esteve em campo, seja com assistências ou finalizações. O atacante sofreu uma torção no tornozelo direito no último lance da etapa inicial, mas seguiu em campo.

O pior: Guga

Em um esquema com três zagueiros na fase ofensiva, ele foi deslocado para o meio de campo, atuando como um volante. Porém, o lateral direito não rendeu o que se esperava na nova função e foi facilmente desarmado. Allan, que poderia ajudá-lo no setor, também não esteve bem e dificultou ainda mais a vida do atleta que estava improvisado em campo.

Bem com os pés, Rafael dá indícios de que pode render com Sampaoli

Os holofotes do jogo foram voltados para Rafael. Em sua segunda partida sob a batuta de Jorge Sampaoli, o goleiro foi testado em mais oportunidades com os pés e não decepcionou. Ele deu mais passes de primeira quando acionado, mas também fez jogadas mostrando a sua habilidade no sistema defensivo. O titular de Sampaoli no gol foi importante na troca de passes e demonstrou tranquilidade ao ser exigido na saída de bola.

Xodó de Sampaoli, Nathan retribui confiança com gol

O Atlético adquiriu Nathan em definitivo no início de julho. A manutenção do jogador ocorreu a pedido de Jorge Sampaoli. Visto como nome importante pela versatilidade, o meio-campista exerceu funções distintas na partida contra o América. Ele apareceu em mais de uma posição em campo e, em uma das jogadas, teve a chance de estufar a rede quase como um centroavante. O meio-campista contou com cruzamento perfeito de Marquinhos para mandar para o fundo da rede e celebrar ao lado dos companheiros. Foi o primeiro gol do atleta em 2020.

Sampaoli varia formação nas duas fases do jogo do Atlético-MG

O argentino Jorge Sampaoli variou a formação do Atlético nas duas fases diferentes do jogo — defesa e ataque. Na primeira, a equipe atuou com 4-1-4-1, com Allan na função de primeiro volante, e os pontas (Savarino e Marquinhos) recuando na marcação. Na fase ofensiva do jogo, o time jogou com três zagueiros, e Guga foi levado para o meio de campo. Fábio Santos, Junior Alono e Réver formaram a defesa. O jogo de transição passou pelos pés do trio de zagueiros na saída de bola. Rafael também foi bastante acionado nas jogadas. O time funcionou bem na primeira etapa, mas sofreu queda de rendimento no segundo tempo do confronto.

Ponto fraco do Atlético-MG, bola aérea volta a assombrar o time

O Atlético-MG voltou a sofrer em um lance de bola aérea. Acuado no segundo tempo, o time de Jorge Sampaoli tentou afastar o perigo de uma jogada com Fábio Santos. No entanto, a bola desviou em Junior Alonso e sobrou para Vitão. Livre de marcação, o jogador finalizou sem chances para o goleiro Rafael, que fazia uma boa partida.

Ficha técnica
América-MG x Atlético-MG

Motivo: 10ª rodada do Campeonato Mineiro
Local: Independência, em Belo Horizonte (MG)
Data: 26 de julho de 2020 (domingo)
Horário: às 16h (de Brasília)
Árbitro: Ronei Cândido Alves
Assistentes: Marcus Vinícius Gomes e Felipe Alan Costa de Oliveira

Cartão amarelo: Zé Ricardo (América-MG); Junior Alonso (Atlético-MG)
Cartão vermelho: Ninguém.

Gols: Nathan - 30'/1ºT (0-1); Vitão - 31'/2ºT (1-1)

AMÉRICA-MG: Airton; Leandro Silva, Lucas Kal, Eduardo Bauermann e Sávio (Geovane); Zé Ricardo (Flávio), Juninho, Alê e Felipe Augusto (Matheusinho); Ademir (Vitão) e Léo Passos (João Paulo). Técnico: Lisca Doido.

ATLÉTICO-MG: Rafael; Guga, Junior Alonso, Réver e Fábio Santos; Allan, Hyoran (Alan Franco) e Nathan; Marquinhos (Léo Sena), Savarino e Marrony. Técnico: Jorge Sampaoli.

Atlético-MG