Topo

Time espanhol inova e homenageia rivais em braçadeiras nos jogos de La Liga

Capitão Jorge Pulido com uma braçadeira do Huesca - La Liga
Capitão Jorge Pulido com uma braçadeira do Huesca Imagem: La Liga

Beatriz Cesarini

Do UOL, em São Paulo

25/07/2020 04h00

A braçadeira dos capitães de times de futebol espalhados pelo mundo inteiro não é algo que chama a atenção dos torcedores. Atual campeão da segunda divisão do Campeonato Espanhol, o Huesca conseguiu destacar a faixa do líder da equipe ao inovar com homenagens aos adversários.

É exatamente isso. Em cada jogo da La Liga, o Huesca produziu braçadeiras que mostrassem a cultura e identidade das cidades dos adversários da segunda divisão espanhola. Ao todo, foram 21 braçadeiras diferentes utilizadas pelo capitão Jorge Pulido ou seu substituto.

Quando o Huesca enfrentou o Cádiz — outro time que subiu para a elite do Campeonato Espanhol —, a braçadeira de Pulido apresentava um violão espanhol, em referência à cultura Chirigota, um gênero de canto coral originário da província da equipe adversária.

Braçadeira do Huesca em homenagem ao Cádiz - La Liga - La Liga
Braçadeira do Huesca em homenagem ao Cádiz
Imagem: La Liga

Já para o duelo contra o Real Zaragoza, o Huesca bolou uma braçadeira com um símbolo representando uma ventania, porque a sede do rival local é conhecida como "A Cidade dos Ventos".

A Espanha é composta por 17 comunidades autônomas e duas cidades autônomas. Por esse motivo, é um país cosmopolita, com muitas culturas e tradições diferentes. A ideia do Huesca ao fazer essa braçadeira é justamente celebrar essa diversidade.

"Podemos ser rivais em campo, mas também é necessário estabelecer vínculos entre as cidades", explicou o diretor de comunicações da SD Huesca, Jara Echeverría, em entrevista ao jornal espanhol El País. "O futebol é a melhor maneira de promover a beleza de nossas regiões", acrescentou.

Braçadeira do Huesca em homenagem às pessoas envolvidas no combate ao coronavírus - La Liga - La Liga
Braçadeira do Huesca em homenagem às pessoas envolvidas no combate ao coronavírus
Imagem: La Liga

Uma das braçadeiras mais significativas da temporada foi na primeira partida após a pausa por causa da pandemia causada pelo coronavírus. Como forma de gratidão aos profissionais envolvidos no combate à Covid-19, o Huesca colocou desenhos de médicos, motoristas, enfermeiros e outros.

Agora, o Huesca poderá levar essa inovação à primeira divisão do Campeonato Espanhol. A equipe subiu à elite após marcar 70 pontos, em 42 partidas — foram com 21 vitórias, sete empates e 14 derrotas.