Topo

Invasão à Arena vira inquérito policial e tem ameaças a palmeirenses

22.jul.2020 - Imagens mostram a Arena Corinthians vandalizada - Reprodução
22.jul.2020 - Imagens mostram a Arena Corinthians vandalizada Imagem: Reprodução

Adriano Wilkson e Pedro Ivo Almeida

Do UOL, em São Paulo

25/07/2020 20h12

Quatro dias após a invasão e vandalização da Arena Corinthians, inquérito policial aberto no DPPC (Departamento de Polícia de Proteção à Cidadania) aponta cinco envolvidos no ato - todos admitiram participação e responderão por crime contra o meio ambiente (o que também absorve a invasão), segundo informações da própria Polícia.

Porém, uma nova investigação deverá ser aberta como consequência deste caso. Nome e dados pessoais, como endereço e telefone, de um dos invasores, que é torcedor do Palmeiras, foram vazados em grupos de torcedores corintianos nas redes sociais.

Desde então, ele tem sofrido ameaças. Morador de São Paulo, o palmeirense deixou a cidade nas últimas horas, já que as ameaças se estendem também a seus familiares, como mãe e esposa. Ele ainda fez uma queixa sobre a perseguição nas redes sociais hoje (25), mas apagou a postagem horas depois. O torcedor alega ter recebido centenas de ameaças e pretende registrar um B.O.

Como foi a ação policial

A Polícia Civil de São Paulo chegou até o palmeirense depois de ter acesso a mensagens na internet. O torcedor prestou depoimento na tarde da última quarta-feira (22) e usou pelo menos duas redes sociais para postar uma foto do estádio corintiano. Depois de ver a publicação, o setor de inteligência iniciou levantamentos até chegar ao suspeito. Outras quatro pessoas suspeitas de participar do ato também foram ouvidas.

O UOL Esporte também teve acesso ao Boletim de Ocorrência registrado por um representante do Corinthians. De acordo com as informações, a invasão e o ato de vandalismo aconteceram à 0h14 e foram gravados por câmeras do estádio.

O documento diz ainda que um indivíduo desconhecido pulou a grade de segurança do estádio e pichou com tinta spray as arquibancadas, gramado, traves, placas de publicidade e o túnel da saída de emergência com as palavras "SEP", "8x0", uma referência para a maior goleada aplicada no clássico, "Eterno Freguês", "Cássio Frango e Freguês", "Maldito Gambá", "É os Porco" e "Vai tomar no c..., Gambá".

Em campo, pela 11ª rodada da fase de grupos do Campeonato Paulista, na Arena, o Corinthians venceu o Palmeiras por 1 a 0 com gol de Gil e grande atuação do goleiro Cássio.