Topo

Como Flamengo arma estratégia para buscar substituto de Jesus na Europa

Marcos Braz, vice-presidente de futebol do Flamengo - Leo Burla/UOL Esporte
Marcos Braz, vice-presidente de futebol do Flamengo Imagem: Leo Burla/UOL Esporte

Do UOL, no Rio de Janeiro (RJ)

25/07/2020 04h00

Com "base" em Portugal, o Flamengo começa a caminhada na Europa em busca do novo treinador, que vai ocupar a vaga deixada por Jorge Jesus. Marcos Braz, vice-presidente de futebol, e Bruno Spindel, diretor-executivo, têm reuniões alinhadas para os próximos dias e apostam que as conversas feitas pessoalmente possam enriquecer neste momento de escolha.

Paralelamente a isso, a diretoria do Rubro-Negro ainda recebe ofertas. Nos últimos dias, empresários e agentes que fazem intermediação em negociações procuraram a cúpula para indicar nomes de técnicos estrangeiros — desde alguns mais conhecidos até aqueles mais irreconhecíveis ao grande público. Inicialmente, nenhum contato vem sendo descartado e o leque de opções ganha integrantes.

Ao mesmo tempo que o clube pretende conseguir o efeito que teve com Jesus, há uma visão, pelo outro lado, de que um bom trabalho à frente do time rubro-negro pode dar cartaz e notoriedade, o que se torna um atrativo.

Até aqui, dois técnicos parecem figurar no topo da lista de interesse do Fla: o espanhol Domènec Torrent, que já trabalhou com Pep Guardiola, e o português Carlos Carvalhal, que está no Rio Ave. Com o primeiro, ocorrerá um encontro hoje (25), em Madri (ESP). Já com o segundo, há a possibilidade de uma reunião amanhã (26) ou segunda-feira.

Há também outros profissionais no radar, como os portugueses Marco Silva e Leonardo Jardim. O segundo indicou que, no momento, a vontade é de permanecer na Europa, mas um encontro não está descartado.

Cenário pode ser diferente de 2019

Em junho de 2019, o Flamengo anunciou um acordo com Jorge Jesus poucos dias depois do pedido de demissão de Abel Braga. Oficialmente, a negociação foi rápida, fazendo com que prontamente a diretoria apresentasse uma solução para o cargo. Assim, o treinador português teve tempo de trabalhar no período de paralisação do calendário por conta da Copa América.

Desta vez, o Rubro-Negro já tem uma semana com uma lacuna e, apesar de uma triagem inicial, ainda estuda possibilidades. Em oportunidade anterior, Braz indicou que esse tempo sem partidas iniciais diminui a pressão sobre a cúpula.

A ida de Spindel à Europa era o que faltava para que o Fla pudesse avançar. Apesar de adotar cautela e analisar todos os pontos com calma, a diretoria não pretende iniciar o Campeonato Brasileiro com um técnico interino.

Marcos Braz publica "enigma" nas redes

Na noite de ontem (24), Marcos Braz publicou uma brincadeira em uma rede social para mostrar que o Flamengo ainda não tinha novo treinador. Ele publicou uma foto de uma chaminé de onde saia uma fumaça preta. Na escolha do Papa, líder mundial da Igreja Católica, a fumaça preta representa que ainda não há um nome escolhido. Já a fumaça branca indica que já há um novo Papa.