Topo

Globo muda postura e inclui Red Bull Bragantino em Cartola mesmo sem acordo

Disputa no jogo entre Red Bull Bragantino e Santo André - Ari Ferreira/Red Bull Bragantino
Disputa no jogo entre Red Bull Bragantino e Santo André Imagem: Ari Ferreira/Red Bull Bragantino

Leandro Carneiro

Do UOL, em São Paulo

24/07/2020 04h00

O Cartola foi ao ar essa semana e uma informação surpreendeu muitos cartoleiros. O Red Bull Bragantino está no jogo. A postura adotada pela Globo, que não possui acordo de direitos com o clube do interior paulista, é diferente da praticada em 2019.

Vamos por partes. Globo e Red Bull Bragantino não possuem acordo para que os atletas apareçam no jogo. A situação é semelhante à do Palmeiras em 2019. No entanto, há um ano, a emissora não incluiu os atletas do time alviverde até a conclusão da negociação, o que aconteceu para a sexta rodada do Brasileirão.

Para esse ano, a Globo tentou uma manobra diferente. A emissora incluiu os jogadores do Red Bull Bragantino, mas sem usar nenhuma "informação oficial" do clube. Os jogadores estão sem foto, ou seja, sem uniforme. O escudo do time também não aparece. Por fim, o nome utilizado é sem o "Red Bull". Em nota, a Globo confirmou que ainda não possui acordo com o Red Bull Bragantino Mesmo assim, a empresa carioca considera positiva a inclusão dos atletas no game.

"Optamos por não usar o escudo do Bragantino no Cartola FC porque ainda não temos um acordo com o clube para a temporada 2020 do Brasileirão. Mas acreditamos ser positiva para o clube a inclusão das informações de seus jogos no game, mesmo sem o uso de fotos dos jogadores e das marcas do clube, já que o Cartola, como maior fantasy game de futebol do mundo, é uma forma de entretenimento sobre o campeonato e gera um grande engajamento entre torcedores, potencializando o interesse pelo clube e pela competição como um todo", disse a emissora em nota enviada ao Mitando FC.

O Red Bull Bragantino foi procurado para comentar o assunto, mas o clube preferiu não se posicionar sobre.