Topo

Paulista - 2020

Salários atrasados, perdas e reforços fora: como times voltam ao Paulistão

Troféu do Campeonato Paulista volta a ser disputado a partir de hoje, com quatro partidas e times mudados - Daniel Vorley/AGIF
Troféu do Campeonato Paulista volta a ser disputado a partir de hoje, com quatro partidas e times mudados Imagem: Daniel Vorley/AGIF

Do UOL, em São Paulo

22/07/2020 04h00

Após quatro meses de hiato, o Campeonato Paulista volta hoje (22) com times bastantes mudados. Neste período, Corinthians, Palmeiras, Santos e São Paulo passam por turbulências de vários tipos, incluindo atraso de salários e negociação de jogadores. O Estadual que é retomado agora promete ser bem diferente do que parou em 16 de março.

As mudanças não estão só nos clubes grandes. O Santo André, por exemplo, ainda é o líder geral do Paulistão, mas perdeu 11 jogadores em relação ao último jogo que fez no torneio e agora tem três desfalques por causa da Covid-19. Já a Ponte Preta se reforçou durante a pandemia ao contratar três destaques que jogaram parte do Estadual pelo Mirassol, mas que, por isso, não podem entrar em campo.

Seja como for, o pontapé inicial da 11ª rodada do Paulistão será no jogo entre Ituano e Ferroviária, às 16h30 (de Brasília), horas antes de Ponte Preta x Novorizontino - os jogos serão em estádios alternativos: Canindé e Arena Barueri, respectivamente. O Santos recebe o Santo André na Vila Belmiro, e o clássico entre Corinthians e Palmeiras fecha a noite na Arena Itaquera.

Corinthians muda quatro titulares

O Corinthians volta com quatro novidades no time titular: Danilo Avelar, Sidcley, Gabriel e Ramiro. Apenas Gabriel é uma espécie de entrada forçada por conta do desfalque de Cantillo, que testou positivo para a Covid-19. O clube paulista contratou dois atacantes no período de quarentena: Jô e Léo Natel, mas só o ex-são-paulino foi inscrito a tempo para o clássico contra o Palmeiras.

O Timão perdeu Vagner Love, Pedro Henrique e Richard, todos negociados. Love acertou com o Kairat, do Cazaquistão. Já os outros dois fecharam com o Athletico-PR — Pedro Henrique em definitivo, e Richard por empréstimo até o final de 2021.

Tiago Nunes deve escalar o time com Cássio, Fagner, Gil, Danilo Avelar, Sidcley; Gabriel, Ramiro, Camacho, Luan, Janderson; Boselli.

O Corinthians deve um mês de salário ao elenco, pois pagou o mês de maio nesta semana e agora precisa acertar a folha de junho. A diretoria ressalta que o mês de julho ainda não venceu, mas combinou com os atletas que quitará os próximos dois meses com parte do dinheiro da venda de Pedrinho. Vale lembrar que o clube pagará o ordenado com redução de 25% por conta da pandemia do novo coronavírus.

Palmeiras se despede de ídolo

O Palmeiras perdeu sua principal referência: Dudu. Sem contratar ninguém, o Alviverde ainda vive a expectativa sobre a suspensão de Rony e tem o desfalque de Gustavo Gómez, que não foi inscrito por ter problemas para renovar o seu vínculo. O time ainda enfrenta baixas por problemas físicos, de modo que o provável Palmeiras tem: Weverton; Mayke, Felipe Melo, Vitor Hugo e Vina; Bruno Henrique, Ramires, Lucas Lima; Willian, Scarpa e Luiz Adriano.

O Palmeiras também negociou com os atletas e cortou 25% dos salários durante a pandemia, com base em uma Medida Provisória do governo federal. Há acertos pendentes do ano passado de direitos de imagem e luvas, mas que foram renegociados com o aval dos jogadores para facilitar o fluxo de caixa da equipe.

Santos é acionado na Justiça por salários atrasados

O Santos perdeu dois titulares dias antes da reestreia: Everson e Sasha entraram na Justiça contra o clube por causa do atraso de salários. Por outro lado, Jesualdo tem o retorno de Marinho e Alison, que estavam lesionados. No gol, chance para Vladimir, e o restante do time deve ser parecido com o que atuava antes, com Kaio Jorge e Raniel disputando o comando de ataque.

Não é de hoje que o Santos vive situação financeira delicada. O clube deve até cinco meses de direitos de imagem e cortou 70% dos salários durante os meses de pandemia. Os atrasos motivaram Everson e Sasha a pedirem a rescisão na Justiça. Não à toa, o presidente José Carlos Peres tem sido alvo de protestos por parte da torcida, que pede sua renúncia.

O Peixe não tem reforços. Inclusive, está proibido pela Fifa de registrar jogadores, devido a uma dívida com o Hamburgo (ALE) pela negociação do zagueiro Cléber, em 2017. Além disso, o zagueiro Lucas Veríssimo é alvo do Benfica e deve ir embora quando a proposta oficial chegar.

São Paulo sem Antony, mas com Volpi de volta

O São Paulo tem como principal mudança no seu elenco a saída de Antony. O atacante foi negociado com o Ajax (HOL) e deve ser substituído por Pablo no sistema ofensivo. Por outro lado, o técnico Fernando Diniz reintegrou Paulinho Boia, que estava afastado do time principal, e pode contar com o goleiro Tiago Volpi, recuperado de fratura na mão direita.

Desta maneira, o São Paulo deve começar a partida de amanhã (23), contra o Red Bull Bragantino, com Tiago Volpi, Juanfran, Bruno Alves, Arboleda e Reinaldo; Tchê Tchê, Daniel Alves e Igor Gomes; Vitor Bueno, Pablo e Alexandre Pato.

As finanças são uma das principais preocupações no Morumbi. Antes mesmo de iniciar a quarentena, o clube já enfrentava dificuldades e tinha atrasado até o salário em carteira dos atletas. Sem acordo entre as partes, o Tricolor decidiu cortar os vencimentos em 50%. Agora, a negociação é para que se tenha uma redução salarial de 25% até o final do ano.