Topo

Neymar ou Raí? Contas de brasileiro com mais gols pelo PSG divergem

Neymar e Raí posam para foto durante visita do ex-jogador a treino do PSG em 2018 - Reprodução/Instagram
Neymar e Raí posam para foto durante visita do ex-jogador a treino do PSG em 2018 Imagem: Reprodução/Instagram

João Henrique Marques

Colaboração para o UOL, em São Paulo

22/07/2020 11h41

Em sua contagem pessoal, Neymar ultrapassou Raí como maior goleador brasileiro da história do Paris Saint-Germain. O estafe do brasileiro considera que o feito foi atingido com o gol marcado na goleada por 4 a 0 contra o Celtic, em amistoso realizado ontem (21), no Parque dos Príncipes. O camisa 10 chegou assim a 73 gols com a camisa do time, embora os números oficiais do clube registrem 69 gols.

O PSG ainda considera Raí o maior artilheiro brasileiro do PSG, com 72 gols marcados em 215 jogos disputados pelo time entre 1993 e 1998. A explicação está no fato de que o clube não contabiliza jogos amistosos para a estatística oficial.

Neymar tem quatro gols feitos nos três amistosos do PSG disputados nos últimos dias - antes de vencer o Celtic, a equipe goleou o Le Havre por 9 a 0 e o Waasland-Beveren por 7 a 0. Assim, o estafe do brasileiro contabiliza 73 gols marcados em 83 jogos com as cores do time parisiense. O clube, por sua vez, registra 69 gols em 80 jogos.

Para o PSG, os números oficiais de Neymar só serão alterados a partir do próximo jogo oficial: a final da Copa da França, contra o Saint-Etienne, na sexta-feira, em Paris. O clube explica que toda a contagem de Raí não envolve amistosos.

Segundo a contagem de seu estafe, Neymar tem 404 gols em 634 na carreira. São 138 gols em 230 jogos pelo Santos e 114 gols em 230 jogos pelo Barcelona.

Em relação à seleção brasileira, o atacante tem suas estatísticas separadas em duas. São 61 gols em 101 jogos pelo time profissional e 18 gols em 23 jogos por equipes de base, números que incluem a campanha do título olímpico em 2016.

PSG trata Raí como um dos maiores da história

O brasileiro Raí é parte importante do museu do PSG. O ex-jogador tem imagens marcantes espalhadas pela sala de troféus, localizada no interior do estádio Parque dos Príncipe,s e é exposto como um dos maiores jogadores da história do clube. O espaço tem poucas fotos de Neymar.

A exposição de Raí conta, entre outras coisas, um vídeo exibido em quatro telões gigantes em 360 graus com sua despedida do clube. O marcante choro diante da torcida do PSG no Parque dos Príncipes é relembrado com som ambiente e intercalado com imagens de gols do brasileiro.