Topo

OPINIÃO

O quanto Flamengo cai sem Jesus? Blogueiros se dividem quanto ao ônus

Jorge Jesus, do Flamengo, na decisão do Carioca contra o Fluminense - Marcelo Cortes/Flamengo
Jorge Jesus, do Flamengo, na decisão do Carioca contra o Fluminense Imagem: Marcelo Cortes/Flamengo

Do UOL, em Santos (SP)

18/07/2020 04h00

Resumo da notícia

  • Blogueiros analisam saída de Jorge Jesus do Flamengo: qual o tamanho do impacto?
  • Menon: "Saída de Jorge Jesus impacta mais o futebol brasileiro que o Flamengo"
  • "Depende de como a diretoria vai superar o obstáculo", analisa Perrone
  • Renato Maurício Prado: "Saída de Jorge Jesus é desastrosa para o Flamengo"

A era Jorge Jesus no Flamengo chegou ao fim. Após algumas semanas de novela', o Mister tomou a decisão de deixar o clube carioca e aceitar o convite do Benfica, clube que comandou entre 2009 e 2015. A saída do técnico português acontece um ano após a sua chegada ao Rio de Janeiro. Desde então, foram cinco títulos conquistados: Campeonato Brasileiro, Copa Libertadores, Recopa Sul-Americana, Supercopa do Brasil e, mais recentemente, Campeonato Carioca.

E agora? Qual o impacto da saída de Jorge Jesus ao Flamengo? E mais: O quanto cairá o nível do time, independentemente do nome do técnico sucessor, apenas pela troca de filosofia? Há alguma chance de turbulência Rubro-Negro? Fizemos essas duas perguntas aos blogueiros do UOL Esporte. Confira abaixo as respostas:

ANDRÉ ROCHA

Enorme, ainda mais com a saída da comissão técnica portuguesa e a possibilidade do Benfica levar jogadores do Flamengo.

A responsabilidade do sucessor será enorme, porque o sarrafo é bastante alto para o nível nacional e sul-americano. Um trabalho histórico. De grande favorito, quase uma barbada nos pontos corridos, o time agora se torna a grande incógnita do futebol brasileiro.

Leia o blog do André Rocha.

ANDREI KAMPFF

Claro que é grande. Jorge Jesus deu ao Flamengo a combinação perfeita. Um modelo de jogo de acordo com as características dos jogadores, e que esses abraçaram porque o técnico também soube ser um líder do grupo. Uma saída de alguém com esse tamanho, liderança e história de conquistas tem um grande impacto.

O exercício da futurologia é sempre arriscado no futebol. Ainda mais em um ano tão atípico como esse, que contraria todas as previsões e ataca até a ciência. Seria difícil até de imaginar o Flamengo com Jesus, sem ele o exercício fica ainda mais difícil. Mas Flamengo tem o principal elenco no Brasil, uma torcida gigante e um clube organizado administrativamente. Tem tudo para continuar sendo protagonista.

Leia o blog Lei em Campo.

DANILO LAVIERI

Jorge Jesus construiu um estilo de jogo que animou qualquer fã de futebol e sua saída traz um peso inegável para o Flamengo. Os ensinamentos do português precisam perdurar para que o nível do futebol brasileiro como um todo fique mais alto. O impacto é gigante.

Com certeza. O novo treinador poderá chegar e optar por manter o mesmo estilo de jogo, mas é impossível repor da mesma maneira. Um treinador comanda a sua equipe pela tática, pelo relacionamento no dia a dia, pelas entrevistas... Não é certo que o Flamengo vá cair de nível, mas essa é a grande chance de o time carioca descer alguns degraus e ficar mais perto de seus rivais de novo.

Leia o blog do Danilo Lavieri.

JUCA KFOURI

Em princípio, pode perder o encanto. Mas, pior, pode perder jogadores.

A chance maior de turbulência está em ver se JJ tirará peças essenciais do time.

Leia o blog do Juca.

MARCEL RIZZO

Enorme. O Flamengo tem um elenco de muita qualidade, mas já vimos treinadores com ótimo material montando times medíocres. Jesus conseguiu unir essa qualidade de elenco em um time seguro defensivamente e fatal ofensivamente. A ver como o elenco reagirá com a saída.

O nome do sucessor pode, num primeiro momento, ter efeito positivo no elenco. Mas mudará tudo: método de treino, conversa, orientações em jogo. O sucessor pode criar um Flamengo tão competitivo quanto Jesus? Sim, mas será outro Flamengo. O de Jesus acabou.

Leia o blog do Marcel Rizzo.

MAURO CEZAR

Grande, mas ninguém e insubstituível, existem os de difícil substituição, caso de Jorge Jesus, mas o elenco segue forte, estrutura boa, salários em dia... Além disso, fica o legado do português, o novo técnico herdará um time pronto, e fortíssimo.

Impossível responder sem saber quem será o treinador.

Leia o blog do Mauro Cezar.

MENON

A saída de Jorge Jesus impacta mais o futebol brasileiro que o Flamengo. O sarrafo fica mais baixo e treinadores acomodados passam a ser menos cobrados. Quanto ao Flamengo, o elenco é bom e tem capacidade de continuar ganhando sem Jesus. O que não haverá é um novo salto de qualidade técnica.

É preciso esperar o novo treinador. Não acredito em turbulência.

Leia o blog do Menon.

PERRONE

Depende de como a diretoria vai superar o obstáculo. Se os cartolas forem competentes, será uma marola. Caso contrário, teremos um tsunami no rubro-negro.

Se a filosofia de jogo for mantida por um substituto competente, dá para sair dessa sem traumas. Mudar a filosofia aumenta muito a chance de queda de rendimento, pois mudanças táticas levam tempo.

Leia o blog do Perrone.

RENATO MAURÍCIO PRADO

Saída de Jorge Jesus é desastrosa para o Flamengo. Não há no Brasil nenhum treinador capaz de substituí-lo à altura e a contratação de estrangeiros tornou-se bem complicada, diante da desvalorização da nossa moeda e da tragédia sanitária criada pela pandemia.

Será muito difícil evitar uma turbulência. É improvável que o novo treinador consiga (ou mesmo queira) manter o estilo de jogo do português. E a administração de um elenco estelar e extremamente ganhador como o rubro-negro não é tarefa simples. É um momento extremamente delicado para o Flamengo.

Leia o blog do Renato Maurício Prado.

RODRIGO MATTOS

Haverá um efeito no jogo do Flamengo com a saída de Jesus porque seu estilo é bem peculiar, linha de defesa avançada, pressão na saída de bola adversária, triangulações e trocas de posições. Não é fácil achar outro técnico igual que não seja europeu. É importante lembrar que esse time, sem Rafinha, Filipe Luís e Gerson, foi mal nas mãos de Abel Braga. Se achar um novo técnico ao menos próximo, o clube ainda assim terá adaptações, embora tenha uma base sólida.

A qualidade do futebol do Flamengo no segundo semestre vai depender de quem será o substituto de Jesus. É provável que, pela necessidade de tempo do novo técnico se adaptar, o time demore um pouco mais a se adaptar. Há chance de oscilações nesse cenário. Mas só saberemos quando o time entrar em campo. Por enquanto, é uma enorme incógnita o que vai ocorrer.

Leia o blog do Rodrigo Mattos.