Topo

Fla tenta reação rápida após saída de Jesus e indica busca por estrangeiro

Diretor Bruno Spindel (e) e vice-presidente de futebol Marcos Braz (d) não querem demorar a definir substituto de Jesus - Alexandre Vidal / Flamengo
Diretor Bruno Spindel (e) e vice-presidente de futebol Marcos Braz (d) não querem demorar a definir substituto de Jesus Imagem: Alexandre Vidal / Flamengo

Leo Burlá e Pedro Ivo Almeida

Do UOL, no Rio de Janeiro e em São Paulo

17/07/2020 15h28

Após comunicar oficialmente a saída de Jorge Jesus, que acertou retorno ao Benfica, o Flamengo já tenta olhar para o futuro. E rápido. O clube buscará ser ágil para repor o choque de perder praticamente toda a sua comissão técnica - além do Mister, os auxiliares João de Deus e Thiago Oliveira, os preparadores físicos Mário Monteiro e Márcio Sampaio, e os analistas Gil Henriques e Rodrigo Araújo também deixarão o Ninho do Urubu.

Antes mesmo da confirmação da saída de Jesus, o comando de futebol do Flamengo já analisava nomes e buscava o perfil ideal para o comando do time. Ao menos uma decisão já se encaminha de ser tomada: o novo treinador não será brasileiro. A busca, no momento, é por nomes estrangeiros.

Entre ideias da diretoria e sugestões de empresários próximos, o Flamengo avalia cenários. O primeiro nome a surgir, antes mesmo do encaminhamento da saída de Jesus, foi o do também português Marco Silva, com passagens recentes pelo futebol inglês - Watford e Everton. A ideia divide a diretoria, que não enxerga uma filosofia de jogo tão próxima ao que o "Mister" implementou no Rubro-negro.

Outro nome debatido sempre no Ninho do Urubu é o de Miguel Ángel Ramírez, atualmente no Independiente Del Valle, do Equador, e campeão da última Copa Sul-Americana. O profissional já chamava a atenção pelo trabalho durante o torneio conquistado em 2019 e passou a ser mais observado pelos rubro-negros na época do confronto valendo a taça da Recopa, em fevereiro deste ano.

Leonardo Jardim, campeão francês pelo Monaco em 2016-17, foi indicado aos dirigentes do Flamengo por intermediários europeus e também agrada. O fato de não estar trabalhando seria um facilitador nas conversas.

Outras possibilidades já circularam pelos corredores do Ninho do Urubu, como Marcelo Gallardo, do River Plate, e Jorge Sampaoli, do Atlético-MG. No entanto, ainda não há qualquer sondagem ou negociação aberta com os treinadores citados.

A ordem de agilidade, no entanto, será mantida. O Flamengo quer dar o máximo de tempo possível ao novo treinador antes da estreia no Campeonato Brasileiro, marcada para 9 de agosto.

Com a saída do português confirmada, o comando técnico do Flamengo será de Mauricio Souza, responsável pelo time sub-20 e que dirigiu a equipe nas primeiras partidas do Campeonato Carioca. O preparador físico Betinho, que não fazia parte da tropa portuguesa do Mister, comandaria as atividades físicas.

Pelo planejamento inicial, o elenco volta a trabalhar na próxima terça-feira (21), após folga pela conquista do Campeonato Carioca.