Topo

Rodrygo e Vini Jr. negam concorrência, e amizade cresce em rota até título

David S. Bustamante/Soccrates/Getty Images
Imagem: David S. Bustamante/Soccrates/Getty Images

João Henrique Marques

Colaboração do UOL, em Paris (França)

17/07/2020 04h00

Aos 17 minutos do segundo tempo, Zinedine Zidane muda o Real Madrid durante a vitória por 2 a 1 contra o Villarreal. Vinícius Júnior vai a campo no lugar de Rodrygo, no que para muitos é interpretado como um duelo particular. O sucesso da jovem dupla de atacantes na campanha do título espanhol, no entanto, é fruto de uma união estabelecida dentro e fora de campo. Sem vaidades ou clima de concorrência, e com a ajuda de um ao outro.

Rodrygo teve a chance como titular na "final" pelo melhor encaixe na direita do ataque. Quando entrou, Vinícius Júnior ganhou a desejada oportunidade pela esquerda, já que Hazard foi substituído por Asensio no mesmo momento. Os brasileiros tiveram atuação de obediência tática e alguns toques refinados de individualismo. O incrível lance de Vinícius Júnior nos acréscimos, driblando vários marcadores pela ponta e dando um gol para Asensio - o lance foi anulado após análise do VAR -, foi um belo retrato da empolgação gerada pelos jovens brasileiros com as exibições de alto nível no Campeonato Espanhol.

Vinícius Júnior atuou em 27 jogos — 11 como titular e 16 vindo do banco de reservas —, dos 37 jogos disputados para a conquista do Campeonato Espanhol. Dos três gols marcados no total, o feito na vitória por 2 a 0 contra o Barcelona, em março, tem sabor de "gol do título".

Já Rodrygo esteve presente em 19 partidas, sendo 12 como titular e sete iniciando como reserva. Ele fez apenas dois gols, mas se acostumou a ouvir elogios de Zidane e da torcida do Real Madrid pela inteligência tática para fechar o setor de defesa pelo lado direito.

Entre as opções de ataque, os brasileiros só não atuaram mais que o francês Karim Benzema, eleito pela mídia espanhola como o destaque da conquista. O centroavante não participou do rodízio promovido por Zidane, e tem 36 jogos, com 21 gols marcados.

A amizade da dupla

Vinícius é do tipo que se empolga quando o amigo Rodrygo é escalado como titular ou tem ótima atuação. Assim, mesmo estando cortado da lista de relacionados por opção de Zidane para o duelo contra o Galatasaray, pela Liga dos Campeões, foi ao vestiário dar um abraço em Rodrygo após o mesmo marcar três gols na goleada por 6 a 0.

Em Madri, a relação dos brasileiros vai além do campo. Na festa de aniversário da mãe de Vinícius, a família de Rodrygo esteve presente. A dupla também se une para jogar videogame em casa ou em jantares pela cidade.

Tanto no entorno de Rodrygo como no de Vinícius Júnior, o cuidado é para que o trabalho realizado pelo outro seja sempre enaltecido. Neles, a queixa em comum é quando a mídia espanhola cria comparativos entre os brasileiros para justificar escolhas de Zidane.

A visão da dupla é a de que pode estar junta na seleção brasileira na Copa do Mundo do Qatar, em 2022, com Rodrygo na concorrência pelo lado direito, e Vinícius Júnior pelo lado esquerdo. Com o adiamento da estreia das Eliminatórias da América do Sul por conta da pandemia do coronavírus, os brasileiros do Real Madrid agora tem mais chance de convocação para os confrontos de estreia marcados para outubro contra Bolívia e Peru. Antes, em março, Tite havia chamado para o ataque: Neymar, Gabriel Jesus, Richarlisson, Everton, Roberto Firmino, Gabigol e Bruno Henrique.

O futuro no Real Madrid

Os estafes de Rodrygo e Vinícius Júnior trabalham com a sensação de que os jogadores estão tranquilos no Real Madrid. A permanência para a próxima temporada parece assegurada após conversas com dirigentes sobre o planejamento para o elenco e definições do técnico Zinedine Zidane. Na contração dos jovens brasileiros, Gareth Bale encabeça a lista de negociáveis do clube.

Segundo apurou o UOL Esporte, Rodrygo e Vinícius Júnior já ouviram garantias de dirigentes de que vão continuar no plantel. Esse tipo de sinalização é importante, já que o setor ofensivo deve sofrer uma "limpa" para a próxima temporada. Além de Bale, Lucas Vázquez, Mariano Diáz e Brahim Diáz aparecem como candidatos à lista de negociáveis.

Sobre a montagem do elenco, foi passado aos jovens brasileiros que o setor ofensivo terá dois jogadores por posição. Na visão de Zidane, Eden Hazard e Vinícius Júnior são os pontas pela esquerda, e Marco Asensio e Rodrygo são as opções para a direita. Por fim, Karim Benzema e Luka Jovic são os preferidos para o comando do ataque.

Apesar da sinalização positiva, a garantia dos dirigentes do Real Madrid ainda é encarada com ressalvas pelos brasileiros, que acreditam que o clube pode tentar uma contratação de peso para a próxima temporada. Circulam nos bastidores os nomes de Kylian Mbappé (Paris Saint-Germain), Erling Haaland (Borussia Dortmund) e Kai Havertz (Bayer Leverkusen). Por outro lado, imagina-se que Jovic seria a primeira opção de descarte caso um reforço deste nível chegue.