Topo

Atlético-MG

Castellar pede balanço analítico e parecer para votar contas do Atlético-MG

Atlético-MG deve votar as contas de 2019 em 31 de julho - Bruno Cantini/Atlético-MG
Atlético-MG deve votar as contas de 2019 em 31 de julho Imagem: Bruno Cantini/Atlético-MG

Thiago Fernandes

Do UOL, em Belo Horizonte

17/07/2020 07h48

Castellar Guimarães Filho, presidente do Conselho Deliberativo do Atlético-MG, enviou aos conselheiros, ainda na noite de ontem (16), um documento que valida a convocação de Rafael Menin, vice-presidente do Conselho Deliberativo, para reunião extraordinária que votará as contas de 2019. No entanto, ele solicita ao Conselho Fiscal o parecer sobre os números e o balanço analítico ao mandatário Sérgio Sette Câmara e classifica o edital encaminhado por seu vice como "apressado e equivocado".

Rafael Menin convocou a reunião na tarde de ontem (16) para 31 de julho, conforme divulgado inicialmente pelo Globoesporte.com e confirmado pelo UOL Esporte. A ideia é aprovar as demonstrações de resultado do clube de 2019 na data. Castellar Guimarães Filho explica que "valida o edital que, apressada e equivocadamente foi subscrito pelo Sr. Vice-Presidente do Conselho Deliberativo, em data de hoje, resguardando o direito de, eventualmente, alterar a data e a forma da reunião constantes da publicação".

Ele faz duas requisições em seu comunicado, também enviado ao Conselho Deliberativo. O presidente do Conselho "requer ao Conselho Fiscal para que, após lavratura do parecer a respeito das contas, o remeta aos Srs. Conselheiros, por via eletrônica, para que os mesmos possam analisar com cautela e o tempo necessários e requer à Diretoria Executiva do Clube Atlético Mineiro para que, pelas mesmas razões, encaminhe a essa Presidência do Conselho Deliberativo a cópia do balanço analítico referente ao exercício financeiro de 2019".

Castellar Guimarães Filho alega que "manteve suspensa a designação da data para reunião do Conselho Deliberativo" por vários fatores. Dentre eles, um pedido do presidente Sérgio Sette Câmara por meio de ofício, datado de 15 de abril de 2020. Na ocasião, o dirigente fala em adiamento sine die (sem fixar uma data futura) da reunião de aprovação de contas "até a cessação dos efeitos do atual cenário de força maior e em razão da pandemia do novo coronavírus (Covid-19)".

O balanço financeiro do Atlético apresentou deficit de R$ 5,7 milhões em 2019. O clube ainda tem uma dívida líquida de R$ 652 milhões. A diretoria atleticana publicou o balanço financeiro em 30 de junho passado.

Atlético-MG