Topo

Flamengo chega ao fim do Carioca entre clima de obrigação e sombra da crise

Pedro abre o placar para o Flamengo na ida da decisão do Carioca contra o Fluminense. Jogador deve ser titular hoje - Thiago Ribeiro/AGIF
Pedro abre o placar para o Flamengo na ida da decisão do Carioca contra o Fluminense. Jogador deve ser titular hoje Imagem: Thiago Ribeiro/AGIF

Leo Burlá

Do UOL, no Rio de Janeiro

15/07/2020 04h00

Tido como o objetivo menos importante do ano pelo próprio Flamengo, o Carioca chega hoje (15) ao fim com o aguardado capítulo final entre o Rubro-Negro e o Fluminense, 21h, no Maracanã.

Amplo favorito desde o início da disputa, o Fla vive situação curiosa. Se vencer o rival — o empate também serve —, a equipe terá cumprido uma espécie de protocolo ao garantir o bicampeonato estadual. Caso o adversário reverta a desvantagem, o clube vai viver dias de uma crise que há muito anda longe da Gávea.

Os duelos recentes apimentaram a rivalidade e colocaram em xeque o futebol da equipe de Jorge Jesus, que fez dois jogos bem abaixo da média ante o Tricolor. No último round da disputa, o Flamengo tem a chance de botar a mão na taça e reviver seus melhores momentos.

"Penso que as finais são diferentes de qualquer jogo, nosso time é qualificado, mas estamos enfrentando um time que se fecha bem e sai bem nos contra-ataques. A gente está muito confiante para conquistar mais um título. Mas somos seres humano, vamos ter altos e baixos", disse o meia Arrascaeta.

Além da tensão natural de uma decisão diante de um de seus maiores adversários, o Rubro-Negro também convive com a expectativa ao relação ao futuro do Mister, que anda na mira do Benfica e avalia os passos futuros. Caso decida mudar de ares, o português pode deixar o clube com nada menos que cinco troféus em pouco mais de um ano.

"A gente sabe que é um assunto muito pessoal dele, a gente torce para contar com ele por muito tempo. Ambiente aqui é muito bom, a gente torce para que ele continue com a gente, mas ele que vai decidir sobre o futuro. A gente não pode fazer nada, quem vai definir é o treinador. Vamos torcer para ele ficar com a gente", completou o uruguaio

Independentemente do resultado de logo mais, certo é que a equipe vai ganhar uns dias de descanso até a retomada dos treinos para o restante da temporada. Resta saber o cenário que aguardará os jogadores no retorno.

FICHA TÉCNICA:

FLAMENGO x FLUMINENSE

Local: Maracanã, Rio de Janeiro (RJ)
Data/Hora: 15 de julho de 2020 (quarta-feira), às 21h (horário de Brasília)
Árbitro: Grazianni Maciel Rocha
Assistentes: Rodrigo Figueiredo Henrique Corrêa e Thiago Henrique Neto Corrêa Farinha
VAR: João Batista de Arruda

FLAMENGO: Diego Alves; Rafinha, Rodrigo Caio, Léo Pereira e Filipe Luis; Arão, Gerson e Arrascaeta; Everton Ribeiro, Bruno Henrique e Pedro. Técnico: Jorge Jesus

FLUMINENSE: Muriel; Gilberto, Nino (Digão), Matheus Ferraz e Egídio; Hudson, Yago, Dodi e Nenê; Marcos Paulo e Evanílson.
Técnico: Odair Hellmann