Topo

Nove dos 20 times da Série A já tiveram jogos exclusivos só via rede social

Fluminense transmitiu final da Taça Rio contra o Flamengo na FluTV - Reprodução
Fluminense transmitiu final da Taça Rio contra o Flamengo na FluTV Imagem: Reprodução

Diego Salgado e Gabriel Vaquer

Do UOL, em São Paulo e Aracaju

12/07/2020 04h00

Jogos com transmissão apenas via rede social têm se tornado constante desde o ano passado. Nos últimos dias, o duelo entre Fluminense e Flamengo, válido pela final da Taça Rio, bateu recorde de audiência no YouTube em meio a um imbróglio entre Flamengo e Rede Globo pelos direitos de transmissão. O time tricolor, dessa forma, tornou-se mais um clube com jogos exclusivos na rede social.

Um levantamento realizado pelo UOL Esporte concluiu que oito dos 20 times da Série A do Brasileirão já tiveram partidas exclusivas em redes sociais, seja Facebook, Instagram ou YouTube, sem nenhuma aparição em TV fechada ou aberta.

São eles: Flamengo, Palmeiras, São Paulo, Grêmio, Inter, Coritiba, Athletico-PR, Vasco e, agora, Fluminense. Os outros 11 times da elite do Campeonato Brasileiro estão fora lista, mas nove deles já tiveram transmissão em alguma rede social, mas não com exclusividade — canais abertos ou fechados também mostraram os jogos (em alguns casos, plataformas de streaming disponibilizaram os duelos).

Foi o caso, por exemplo, da partida Corinthians x Racing, válida pela Copa Sul-Americana 2019. O jogo foi transmitido pela Dazn em seus canais no YouTube e Facebook, mas a RedeTV! também mostrou o confronto,

Cenário similar aconteceu também com Santos, Atlético-MG, Botafogo, Bahia, Ceará, Sport, Fortaleza e Goiás. Dois times nunca tiveram jogos transmitidos em rede social: Atlético-GO e Red Bull Bragantino.

A transmissão em rede social ganhou força no Brasil após um acordo entre o Facebook e a Conmebol, no fim de 2018. Na temporada seguinte, alguns dos clubes mais importante do país passaram a ter partidas exclusivas nessas plataformas, por Libertadores e Copa Sul-Americana.

Essa lista teve Palmeiras (contra o Melgar-PER), Grêmio (diante da Universidad Católica-CHI e Libertad-PAR), Flamengo (contra o San José-BOL) e Athletico-PR (diante do Boca Juniors). Em 2020, São Paulo (contra o Binacional-PER) e Inter (no clássico com o Grêmio) entraram na lista. O Coritiba, por sua vez, teve a transmissão do duelo com o Athletico-PR, ainda em 2017, na final do Estadual.

No caso do Vasco, houve uma transmissão no último dia 2 realizada no canal do clube no YouTube. O duelo com Madureira válido pelo Campeonato Carioca ficou fora das TVs aberta e fechada,

Errata: este conteúdo foi atualizado
Diferentemente do informado, nove dos 20 times da Série A já tiveram jogos exclusivos só via rede social. A lista inicial não contava o Vasco, que teve o duelo com o Madureira transmitido apenas no canal do clube no YouTube no começo do mês. O erro foi corrigido.