Topo

Palmeiras

Liderança e mando nas quartas: o que está em jogo para o Palmeiras no dérbi

Palmeiras tentará a partir do próximo dia 22 encerrar longo jejum sem títulos do Paulistão - Bruno Ulivieri/AGIF
Palmeiras tentará a partir do próximo dia 22 encerrar longo jejum sem títulos do Paulistão Imagem: Bruno Ulivieri/AGIF

Diego Salgado

Do UOL, em São Paulo

12/07/2020 04h00

O Palmeiras voltará a atuar pelo Campeonato Paulista diante do Corinthians, em Itaquera. O dérbi do próximo dia 22 é decisivo para o time alviverde, que busca a liderança do Grupo B do Estadual em acirrada disputa com o Santo André.

Depois de dez rodadas, e a apenas duas do fim da primeira fase, Palmeiras e Santo André somam 19 pontos cada. O time do ABC fica à frente pelo número de vitórias obtidas. No mesmo dia do clássico, a equipe enfrenta o Santos fora de casa.

Se garantir o primeiro lugar da chave, o Palmeiras terá direito de enfrentar o segundo colocado como mandante nas quartas de final. O regulamento do Paulistão prevê jogo único nessa fase, assim como na semifinal. Apenas a final terá duelos de ida e volta.

Na última rodada, o Palmeiras receberá o Água Santa, enquanto o Santo André medirá forças com o Ituano na condição de mandante.

O Palmeiras ainda pode eliminar o Corinthians do Estadual. O atual tricampeão soma apenas 11 pontos e está a cinco do segundo colocado da sua chave, o Guarani. Dessa forma, um empate resultará na desclassificação corintiana.

O Corinthians ainda corre um pequeno risco de rebaixamento. O time alvinegro ocupa a décima colocação entre os 16 clubes do campeonato, com três pontos de vantagem sobre o primeiro time da zona do descenso, o Botafogo.

Sem títulos do Paulistão há 12 anos, o Palmeiras tenta colocar fim ao seu segundo maior jejum na história da competição. A seca mais longa durou 17 anos, entre 1976 e 1993.

Palmeiras