PUBLICIDADE
Topo

Garoto inglês de 12 anos é preso por enviar mensagens racistas a atacante

Wilfried Zaha, atacante do Crystal Palace recebeu mensagens racistas pelo Instagram -  Visionhaus
Wilfried Zaha, atacante do Crystal Palace recebeu mensagens racistas pelo Instagram Imagem: Visionhaus

Do UOL, em São Paulo

12/07/2020 16h45

Classificação e Jogos

A polícia da Inglaterra prendeu um garoto de 12 anos que publicou ofensas racistas no perfil do Instagram do atacante marfinense Wilfried Zaha, que joga pelo Crystal Palace. As mensagens preconceituosas incluíam citação ao grupo de supremacia branca Ku Klux Klan, que seria acionado caso o jogador fizesse gol na partida de hoje contra o Aston Villa.

Zaha exibiu o conteúdo racista em suas redes sociais e investigadores entraram em ação. As buscas levaram ao garoto de 12 anos que mora em Solihull, cidade de 94 mil habitantes na região de Midlands Ocidentais. A polícia inglesa divulgou um comunicado comentando o caso.

"Nos fomos alertados sobre uma série de mensagens racistas enviadas a um jogador de futebol hoje e depois de buscas e verificações, nos prendemos um garoto".

Antes do apito inicial, Zaha se ajoelhou, imitando um gesto iniciado no futebol americano que se tornou sinal de protesto contra o racismo. A atitude foi repetida por outros atletas, incluindo jogadores do Aston Villa.

As mensagens racistas foram condenadas por vários integrantes do esporte inglês, incluindo outra modalidades além do futebol. O jogador de críquete Jofra Archer disse que torce para que a ação da polícia detenha os "guerreiros do teclado".

O diretor do Crystal Palace, Roy Hodgson, que já treinou o Liverpool, protestou contra a atitude. O clube se manifestou no Twitter. "É uma desgraça absoluta e não deveria estar acontecendo. Estamos com você".

"O Aston Villa usou a mesma rede social para se posicionar sobre o caso. "Nós lamentamos estas mensagens racistas repulsivas enviadas a Wilfried Zaha. Condenamos todas as formas de racismo e discriminação e estamos juntos com o Crystal Palace".

Futebol