Topo

OPINIÃO

Mauro: "Globo se desinteressar por Estaduais pode ser mudança importante"

Do UOL, em São Paulo

10/07/2020 04h00

A disputa travada entre o Flamengo e a Globo em relação à Medida Provisória 984 e a exibição de um jogo do Campeonato Carioca pela FlaTV levaram a emissora a romper o contrato dos direitos de transmissão do Estadual do Rio de Janeiro, o que pode ter impacto na organização da competição, que tem como principal fonte de arrecadação para os clubes a TV.

No podcast Posse de Bola #40, Mauro Cezar Pereira analisa a situação que pode se desenrolar com a disputa nos bastidores, ocasionando até o fim do formato atual dos campeonatos estaduais no Brasil. O jornalista também considera a possibilidade de os times grandes passarem a abrir mão dos Estaduais pela falta de datas devido à pandemia do novo coronavírus.

"A questão aí sempre vai ser a questão financeira. Os Estaduais tiveram o pagamento de uma parcela final da televisão suspensos no início da pandemia, então, se não jogar, eu imagino que não vão receber. Aí, os clubes vão ter que tomar uma decisão também. Se acontecer isso, pode ser muito interessante, porque pode ser mais um passo para que os Estaduais, pelo menos nesse formato atual, tenham um fim", afirma Mauro (disponível no vídeo acima a partir de 58:00).

"A Globo rescindiu o contrato do Campeonato Carioca, ela exibiu o jogo entre Fluminense e Botafogo [semifinal da Taça Rio] por imposição da Justiça por conta de uma liminar obtida pela Federação do Rio de Janeiro. Se ela se desinteressar pelos campeonatos estaduais no geral, perdeu o sentido, porque é isso o que gera receita, a principal receita para as federações. Podemos ter, por linhas tortas, uma mudança importante. Tomara que assim seja, que isso se modifique. Está passando da hora já de acontecer algo nesse sentido", completa o jornalista.

Posse de Bola: Quando e onde ouvir?

A gravação do Posse de Bola está marcada para segundas-feiras às 9h, sempre com transmissão ao vivo pela home do UOL ou nos perfis do UOL Esporte nas redes sociais (YouTube, Facebook e Twitter). A partir de meio-dia, o Posse de Bola estará disponível nos principais agregadores de podcasts.

Você pode ouvir o Posse de Bola em seu tocador favorito, quando quiser e na hora que quiser. O Posse de Bola está disponível no Spotify e na Apple Podcasts, no Google Podcasts e no Castbox . Basta buscar o nome do programa e dar play no episódio desejado. No caso do Posse de Bola, é possível ainda ouvir via página oficial do UOL e YouTube do UOL. Outros podcasts do UOL estão disponíveis em uol.com.br/podcasts.