Topo

Flamengo x Fluminense: tudo sobre a final do Campeonato Carioca

Filipe Luis, do Flamengo, acompanha Nenê, do Fluminense, na final da Taça Rio - MAILSON SANTANA/FLUMINENSE FC
Filipe Luis, do Flamengo, acompanha Nenê, do Fluminense, na final da Taça Rio Imagem: MAILSON SANTANA/FLUMINENSE FC

Do UOL, no Rio de Janeiro (RJ)

09/07/2020 15h15

Flamengo e Fluminense fazem, neste domingo, o primeiro confronto válido pela final do Campeonato Carioca. O segundo e decisivo duelo acontecerá na quarta-feira.

O Rubro-Negro chega à final por ter vencido a Taça Guanabara, primeiro turno do Estadual do Rio, em final contra o Boavista. Já o Tricolor conquistou a Taça Rio, segundo turno, em cima do próprio Fla, na última quarta-feira.

Data, hora, local e mandantes

A partida deste domingo, que terá o mando do Fluminense, será às 16h. O jogo de quarta-feira, no qual o Flamengo é o mandante, será às 21h30. Ambos vão acontecer no Maracanã.

Vale lembrar que o Rubro-Negro é o mandante do segundo encontro porque, pelo regulamento do Carioca, o time com maior número de pontos pode escolher em qual das partidas terá o mando.

Por que ser mandante é importante?

A questão do mando de campo ganhou um grande peso no Campeonato Carioca pela questão da transmissão do jogo.

Uma recente Medida Provisória assinada pelo presidente Jair Bolsonaro muda a configuração do direito de transmissão do esporte brasileiro, cabendo ao mandante a responsabilidade pela exibição.

"Guerra" entre as TV oficiais de Flamengo e Fluminense chamou a atenção antes da final da Taça Rio - Alexandre Araújo / UOL Esporte - Alexandre Araújo / UOL Esporte
"Guerra" entre as TV oficiais de Flamengo e Fluminense chamou a atenção antes da final da Taça Rio
Imagem: Alexandre Araújo / UOL Esporte

Com a rescisão da TV Globo com a Federação de Futebol do Rio (Ferj) e clubes, a emissora, que tinha os direitos sobre a competição, deixou de passar o Estadual do Rio. Desta forma, os clubes estão livres para alinhar a melhor forma de transmissão.

A ruptura do vínculo aconteceu depois de o Fla ter passado o jogo com o Boavista, ao vivo, pelo canal oficial - já baseado na MP. Ao comunicar a decisão, a emissora alegou violação de direitos.

O assunto rendeu grande polêmica antes da final da Taça Rio e chegou a parar nos tribunais. Por fim, o confronto foi exibido pela FluTV, por escolha do Tricolor, que foi definido como mandante após sorteio da Ferj.

Onde os jogos vão ser transmitidos?

Há uma tendência de que o jogo de domingo passe na FluTV, enquanto o de quarta, na FlaTV.

Vai ter público no estádio?

Presidente da Ferj, Rubens Lopes causou polêmica com retorno do Campeonato Carioca em meio à pandemia de coronavírus - Divulgação/Ferj - Divulgação/Ferj
Rubens Lopes, presidente da Ferj
Imagem: Divulgação/Ferj

Inicialmente, o prefeito Marcelo Crivella (Republicanos) havia publicado em Diário Oficial a liberação de um terço nos estádios a partir de 10 de julho. Porém, dias depois, a Ferj divulgou uma nota em que apontou que isso não deve ocorrer.

No documento, a federação disse que são necessários estudos para viabilizar torcedores em um terço dos estádios em meio à epidemia do coronavírus. A entidade indicou ainda que tais análises devem ser usadas para competições nacionais, já que há tempo escasso para o final do Carioca.

E os times?

Atacante Fred, do Fluminense, no clássico com o Botafogo - Lucas Merçon / Fluminense F.C. - Lucas Merçon / Fluminense F.C.
Imagem: Lucas Merçon / Fluminense F.C.

A ausência pelo lado rubro-negro será João Lucas, que testou positivo para Covid-19 em exame realizado antes da final da Taça Rio.

Odair Hellmann, técnico do Flu, por sua vez, vive a expectativa de poder contar com os retornos de Fred e Ganso. O atacante ficou fora da partida de ontem (8) devido a uma dor no pé direito, enquanto o meia apresentou um quadro de lombalgia.