PUBLICIDADE
Topo

TJD acata pedido e libera final na FlaTV. Fluminense ameaça ir à Justiça

Flamengo ganhou guerras nos bastidores e também poderá transmitir final da Taça Rio junto com Fluminense  - REUTERS/Pilar Olivares
Flamengo ganhou guerras nos bastidores e também poderá transmitir final da Taça Rio junto com Fluminense Imagem: REUTERS/Pilar Olivares

Do UOL, no Rio de Janeiro

08/07/2020 17h22

O Tribunal de Justiça Desportiva (TJD-RJ) decidiu acatar o pedido de mando de campo compartilhado na final da Taça Rio feito pela Procuradoria do órgão. Com isto, o Flamengo Fluminense de hoje (8) poderá ser exibido tanto no canal tricolor no YouTube - FluTV - quanto nas redes sociais do Rubro-negro - FlaTV, Twitter e Facebook.

Por ter sido sorteado como mandante, o Tricolor tinha o direito de transmitir a partida com exclusividade após aval da Globo. Porém, a Procuradoria solicitou que o Flamengo também pudesse exibir e o caso foi parar no tribunal.

Ao tomar a decisão, o auditor do TJD-RJ, José Jayme Santoro, afirmou que o regulamento não previa o texto da MP do governo federal que alterou os direitos de transmissão os dando para o time mandante. Segundo ele, a MP só dá os direitos aos clubes mandantes porque prevê partidas da equipe como visitante como compensação. Classificou isso como um "entendimento juvenil". E completou:

"Uma partida única não terá a possibilidade de retorno e por isso, o regulamento se criado dentro da vigência da MP 984/2020, também por razões óbvias iria prever o mando compartilhado em hipóteses como estas e aliás, lanço essa fundamentação também levando em consideração que o Fluminense não refutou nos autos nenhum dos argumentos da procuradoria, o que poderia auxiliar o juízo a formar sua convicção."

Mais cedo, o presidente do Fluminense, Mário Bittencourt, deixou clara a sua insatisfação com a tramitação do caso do TJD e disse que iria a Justiça caso tal liminar fosse concedida.

"Vamos à Justiça Comum buscar indenização e reparação financeira pelos prejuízos causados ao Fluminense em razão do furto de seu direito de transmitir de forma exclusiva em sua plataforma digital FLu TV. A FERJ, assim como os que furtam sinais de TV, criou neste episódio a "GATOFERJ", tentando furtar a transmissão do Fluminense; Em síntese, mais uma vergonha perpetrada pelo grupo que destrói o futebol do Rio de Janeiro há décadas. Por fim, informamos aos nossos torcedores que transmitiremos o jogo na nossa FLU TV de forma gratuita como já informado antes; Lutaremos até o fim pela nossa honra, pela nossa dignidade e pelos nossos direitos", afirmou.

Pela manhã, o presidente do TJD, Marcelo Jucá, já havia rejeitado a solicitação informando que os clubes e a Federação de Futebol do Rio de Janeiro (Ferj) deveriam apresentar "suas razões" e que, tão logo elas fossem feitas, um novo relator seria sorteado pela entidade.

Diretor de direitos esportivos da Rede Globo, Fernando Manuel Pinto falou com o UOL Esporte e reiterou a consulta do Fluminense e a liberação oficial da empresa para a transmissão do Tricolor na FluTV.

"Conforme comunicado oficialmente pela empresa desde a semana passada, Globo entende que não possui mais direitos do Carioca, pelo que clubes ficaram absolutamente livres para dispor dos jogos e transmissões. Por sinal, Fluminense nos consultou no início da semana para ratificar esse entendimento e confirmamos. Caminho livre para clube explorar direitos e transmitir o clássico", afirmou Fernando Manuel Pinto, diretor de Direitos Esportivos da Globo.

Mais tarde, o Rubro-Negro e a Ferj acataram a solicitação e enviaram suas manifestações, menos o Tricolor, em sinal de protesto.

Por volta das 8h desta quarta-feira, caminhões de transmissões do Flamengo e do Fluminense chegaram ao portão 12 do Maracanã para a montagem da estrutura mesmo sem uma definição de onde aconteceria a exibição.

Flamengo e Fluminense se enfrentam às 21h30. Em caso de empate, a decisão da Taça Rio acontecerá nos pênaltis.

Por ter conquistado a Taça Guanabara e ficado em primeiro na classificação geral, o Rubro-Negro será campeão carioca antecipadamente se vencer hoje.

Fluminense