Topo

Após 6 anos, Brasil do 7 a 1 tem aposentado e até jogador perto da Série D

David Luiz e Thiago Silva após a derrota para a Alemanha em 2014 - Alex Livesey - FIFA/FIFA via Getty Images
David Luiz e Thiago Silva após a derrota para a Alemanha em 2014 Imagem: Alex Livesey - FIFA/FIFA via Getty Images

Do UOL, em Santos (SP)

08/07/2020 11h44Atualizada em 08/07/2020 19h56

Resumo da notícia

  • Sabe onde estão os jogadores que entraram em campo no fatídico 7 a 1?
  • Tem um deles que já está aposentado, e outro que está perto da Série D
  • Alguns deles, como Marcelo, do Real Madrid, continuam no mesmo time

Exatos seis anos se passaram desde o maior vexame da história do futebol brasileiro. Em 8 de julho de 2014, a seleção comandada por Felipão entrava em pane contra a Alemanha e tomava de 7 a 1 no Mineirão, em uma das semifinais da Copa do Mundo disputada no Brasil.

Você sabe onde estão os 14 jogadores brasileiros que entraram em campo naquele fatídico 7 a 1? Já tem aposentado e até jogador perto de time da Série D. Confira a lista:

Julio César

Julio Cesar, durante a derrota do Brasil para a Alemanha na Copa do Mundo - Martin Rose/Getty Images - Martin Rose/Getty Images
Imagem: Martin Rose/Getty Images

O goleiro titular da seleção do 7 a 1 é o único dos que entraram em campo que já está aposentado. Ele pendurou as chuteiras em 2018, jogando pelo Flamengo, seu clube de coração. Durante a Copa, era jogador do Toronto, do Canadá.

Maicon

08. jul. 2014 - Thiago Silva e Maicon tentam reerguer Oscar, autor do gol de honra brasileiro contra a Alemanha na derrota por 7 a 1 no Mineirão - Laurence Griffiths/Getty Images - Laurence Griffiths/Getty Images
Imagem: Laurence Griffiths/Getty Images

Jogador da Roma em 2014, o lateral direito de 38 anos defendeu o Criciúma na temporada passada e atualmente está sem clube. Ele negocia com o Fast Clube-AM para jogar a Série D do Campeonato Brasileiro.

David Luiz

08. jul. 2014 - David Luiz e Maicon tentam acalmar a seleção brasileira após gol sofrido para a Alemanha no Mineirão - Laurence Griffiths/Getty Images - Laurence Griffiths/Getty Images
Imagem: Laurence Griffiths/Getty Images

O zagueiro de 33 anos que ficou marcado pelo choro após o 7 a 1 atualmente defende um rival do time em que atuava em 2014: do Chelsea para o Arsenal. Recentemente, renovou por mais uma temporada com os Gunners.

Dante

08. jul. 2014 - Zagueiro Dante e goleiro Júlio César parecem não acreditar no resultado do Mineirão. Vitória por 7 a 1 da Alemanha sobre o Brasil na semifinal da Copa - AFP PHOTO / GABRIEL BOUYS - AFP PHOTO / GABRIEL BOUYS
Imagem: AFP PHOTO / GABRIEL BOUYS

Substituto de Thiago Silva no jogo contra a Alemanha, Dante está com 36 anos e há quatro temporadas atua pelo Nice, da França. Ele era atleta do Bayern de Munique em 2014.

Marcelo

08. jul. 2014 - Lateral Marcelo mostra desespero após a Alemanha marcar contra o Brasil no Mineirão - Martin Rose/Getty Images - Martin Rose/Getty Images
Imagem: Martin Rose/Getty Images

O lateral de 32 anos segue no Real Madrid, clube que defende desde 2007. O clube merengue, inclusive, caminha para conquistar mais um Campeonato Espanhol.

Fernandinho

08. jul. 2014 - Fernandinho vai parar no fundo da rede depois do Brasil sofrer gol da Alemanha no Mineirão - Jefferson Bernardes/VIPCOMM - Jefferson Bernardes/VIPCOMM
Imagem: Jefferson Bernardes/VIPCOMM

Assim como Marcelo, Fernandinho está há um bom tempo defendendo um time só: o Manchester City, desde 2013. Frequentemente elogiado por Pep Guardiola, o volante de 35 anos tem contrato até 2021.

Luiz Gustavo

08. jul. 2014 - Luiz Gustavo lamenta a derrota brasileira para a Alemanha por 7 a 1, no Mineirão. Os alemães estão na final e o Brasil vai disputar o terceiro lugar - AFP PHOTO / GABRIEL BOUYS - AFP PHOTO / GABRIEL BOUYS
Imagem: AFP PHOTO / GABRIEL BOUYS

Atleta do Wolfsburg na Copa do Mundo do Brasil, o volante de 32 anos trocou no ano passado o Olympique de Marselha, da França, pelo Fenerbahçe, da na Turquia.

Oscar

08. jul. 2014 - Solidão de Oscar contrasta com a alegria dos jogadores da Alemanha, que comemoram gol no Mineirão - AP Photo/Matthias Schrader - AP Photo/Matthias Schrader
Imagem: AP Photo/Matthias Schrader

Autor do único gol do Brasil no 7 a 1, o meia de 28 anos que era do Chelsea em 2014 hoje está no futebol chinês, desde 2017.

Hulk

08. jul. 2014 - Hulk coloca as mãos na cintura e lamenta a derrota para a Alemanha por 7 a 1, no Mineirão - AFP PHOTO / GABRIEL BOUYS - AFP PHOTO / GABRIEL BOUYS
Imagem: AFP PHOTO / GABRIEL BOUYS

Parceiro de Oscar no Shanghai SIPG, da China, o atacante defendia o Zenit, da Rússia, na Copa de 2014. Ele está com 33 anos.

Bernard

08. jul. 2014 - Substituto de Neymar, Bernard lamenta a derrota para a Alemanha por 7 a 1, no Mineirão. Os alemães estão na final da Copa - Robert Cianflone/Getty Images - Robert Cianflone/Getty Images
Imagem: Robert Cianflone/Getty Images

Jogador mais novo da seleção brasileira em 2014, Bernard foi o escolhido de Felipão para substituir Neymar, machucado, contra a Alemanha. Atleta do Shakhtar Donetsk em 2014, hoje ele está no Everton, da Inglaterra, com 27 anos.

Fred

08. jul. 2014 - Fred espera para reiniciar a partida após o Brasil sofrer gol da Alemanha no primeiro tempo no Mineirão - REUTERS/Damir Sagolj - REUTERS/Damir Sagolj
Imagem: REUTERS/Damir Sagolj

Centroavante titular de Felipão, Fred estava no Fluminense em 2014 e recentemente voltou a defender o clube das Laranjeiras. Ele está com 36 anos.

Paulinho

08. jul. 2014 - Paulinho, que entrou no segundo tempo da partida contra a Alemanha, lamenta a derrota brasileira por 7 a 1 no Mineirão - Flávio Florido/UOL - Flávio Florido/UOL
Imagem: Flávio Florido/UOL

O volante que defendia o Tottenham na Copa de 2014 viu o 5 a 0 do primeiro tempo do banco de reservas e entrou no intervalo. Aos 31 anos, é mais um que está na China - defende o Guangzhou Evergrande.

Ramires

12.jul.2014 - Meia Ramires fica caído no gramado durante o primeiro tempo da partida entre Brasil e Holanda, no Mané Garrincha - AFP PHOTO / DAMIEN MEYER - AFP PHOTO / DAMIEN MEYER
Imagem: AFP PHOTO / DAMIEN MEYER

Volante de 33 anos entrou junto com Paulinho no intervalo do 7 a 1. Ele pertencia ao Chelsea em 2014 e desde ano passado está no futebol brasileiro, atuando pelo Palmeiras.

Willian

08. jul. 2014 - Willian se ajoelha no gramado ao final da partida em que a Alemanha garantiu vaga na final da Copa, depois de vencer o Brasil por 7 a 1 no Mineirão - REUTERS/David Gray - REUTERS/David Gray
Imagem: REUTERS/David Gray

O atacante que está no Chelsea desde 2013 tem contrato com os Blues só até o fim da atual temporada. Jogador de 31 anos foi o último a entrar em campo contra a Alemanha, substituindo Fred.

Luiz Felipe Scolari

Felipão gesticula para a seleção brasileira na derrota de 7 a 1 para a Alemanha - Pedro Ugarte/AFP - Pedro Ugarte/AFP
Imagem: Pedro Ugarte/AFP

Depois do 7 a 1, Felipão treinou o Grêmio e o Guangzhou Evergrande, da China. Seu último trabalho foi o Palmeiras, onde conquistou o título brasileiro de 2018 e acabou demitido no segundo semestre do ano passado. Aos 71 anos, está no mercado à espera de um novo clube para comandar.

E quem não jogou no 7 a 1?

Victor

Um dos reservas de Julio César, Victor naquela Copa, 37 anos, segue no Atlético-MG. À época, o goleiro estava em boa fase e havia vencido a Libertadores (2013) com o clube mineiro sendo um dos protagonistas.

Dani Alves

O lateral hoje em dia realiza o sonho de criança: jogar no São Paulo. Apresentado no ano passado no Tricolor, Dani Alves, também com 37 anos, usa a camisa 10 na equipe do Morumbi e é um dos grandes líderes do elenco. Vale destacar que ele tem atuado bastante no meio-campo.

Henrique

O zagueiro, que tinha a confiança de Felipão em 2014, está com 33 anos e hoje atua no Al Ittihad Kalba, dos Emirados Árabes Unidos.

Maxwell

O ex-lateral pendurou as chuteiras em 2017 e virou dirigente do Paris Saint-Germain logo em seguida. Em agosto do ano passado, porém, ele deixou o cargo no time francês após ser acusado de agressão pela sua ex-mulher.

Hernanes

Hernanes é companheiro de Dani Alves no São Paulo. Ele retornou da China no ano passado para o clube que o apresentou para o futebol.

Jô está de volta ao Corinthians. O atacante brilhou no Parque São Jorge e depois foi vendido para o Japão, e retornou recentemente. Agora, espera o retorno do Campeonato Paulista para estrear mais uma vez no clube.

Jefferson

Após pendurar as luvas, o ex-goleiro virou empresário em São José do Rio Preto, no interior de São Paulo. Lá, inaugurou a Beato Cafeteria.

Neymar

Lesionado nas quartas de final daquela Copa, Neymar está no PSG. Ele segue como uma das principais estrelas do futebol mundial e tenta, ainda nesta temporada, conquistar a Liga dos Campeões com os novos companheiros.