Topo

Por que o anúncio do novo técnico não tira o interesse do Benfica em Jesus

Divulgação
Imagem: Divulgação

Do UOL, em São Paulo

07/07/2020 11h25

O anúncio de que Nélson Veríssimo será o técnico do Benfica no restante da temporada não encerra a novela envolvendo o interesse em Jorge Jesus. O novo comandante deve ser apenas um "tampão" para ocupar o espaço deixado por Bruno Lage, demitido há duas semanas. A ideia do clube português segue sendo de ter o treinador do Flamengo para o início da próxima temporada.

Ontem (6), o jornal "A Bola" noticiou que o Benfica enviou ao Rio de Janeiro o agente Bruno Macedo para convencer Jorge Jesus a aceitar voltar à Europa. Macedo foi um dos responsáveis por acertar a ida de Jorge Jesus ao Flamengo em maio do ano passado, juntamente com Lucca Bertolucci, filho do empresário Giuliano Bertolucci. Macedo e Jesus são próximos desde a época em que o treinador comandava o Braga, de Portugal.

O Flamengo vê Jesus balançado mesmo com o contrato com a equipe carioca renovado até o meio do ano que vem. O português está incomodado com a indefinição do calendário brasileiro, e o Benfica pode se beneficiar disso.

Uma possível vitória sobre o Fluminense na quarta-feira (8), na final da Taça Rio, encerraria o único campeonato em andamento no Brasil. A partir daí, o Flamengo não teria mais nenhuma certeza sobre quando voltará a entrar em campo.

A diretoria rubro-negra tem informado Jesus sobre o calendário, como mostrou o Blog do Rodrigo Mattos: o Brasileiro está com início marcado para 9 de agosto. E disse ao treinador que a Conmebol tem dado garantia de que a Libertadores será realizada. Ainda não há data marcada para seu reinício.

A competição continental é essencial no xadrez para permanência de Jesus já que é sua meta ganhar e voltar a disputar o Mundial de Clubes. Se houver uma dúvida ou cancelamento na competição, o cenário da permanência fica mais complicado.

O discurso entre os dirigentes do Flamengo é de aparente tranquilidade, mas há, sim, o temor com a perda. A cúpula confia no ambiente criado e no convívio diário de Jesus com seus comandados, mas observa os movimentos e aguarda sinais mais claros do treinador e de seu representante.

Jorge Jesus treinou o Benfica entre 2009 e 2015. No comando da equipe, conquistou três vezes o Campeonato Português, uma vez a Taça de Portugal e cinco vezes a Taça da Liga.