Topo

Cruzeiro

Cruzeiro registra maior aproveitamento de pontos em 60 anos de Libertadores

Fábio comemora gol do Cruzeiro sobre o Racing na edição 2018 da Libertadores - Pedro Vale/AGIF
Fábio comemora gol do Cruzeiro sobre o Racing na edição 2018 da Libertadores Imagem: Pedro Vale/AGIF

Diego Salgado

Do UOL, em São Paulo

07/07/2020 04h00

Bicampeão da Libertadores, o Cruzeiro ostenta uma marca significativa nos 60 anos de história da competição. O time mineiro registra o maior aproveitamento de pontos, de acordo com levantamento feito pelo UOL Esporte.

A liderança do Cruzeiro é fruto do equilíbrio entre as campanhas como mandante e visitante. O time mineiro entrou em campo 166 vezes pela competição e conquistou 63,6% dos pontos disputados, com 95 vitórias, 32 empates e 39 derrotas.

Vale lembrar que o levantamento considerou três pontos por vitória em todas as 60 edições, embora esse modo de contagem tenha começado apenas em 1995. Além disso, foram considerados somente times com mais de 30 jogos na competição. Os dados foram obtidos no site "oGol".

O segundo colocado geral é outro brasileiro, o Santos, seguido de Boca Juniors, Estudiantes e Flamengo no top 5. Palmeiras, Corinthians, Grêmio, Vélez Sarsfield (ARG) e Inter fecham a lista dos dez primeiros.

O Cruzeiro registra a melhor campanha como visitante. Em casa, aparece na quarta posição. Já o Santos ocupa a vice-liderança do ranking pela campanha longe dos seus domínios, com 48,5% de aproveitamento. Em casa, o time da Baixada caiu para o nono lugar da lista, com a conquista de 75,8% dos pontos disputados.

Cruzeiro