Topo

OPINIÃO

Blogueiros: novas datas de Brasileiro e Copa-BR facilitam vida do Flamengo?

Técnico Jorge Jesus, do Flamengo - Thiago Ribeiro/AGIF
Técnico Jorge Jesus, do Flamengo Imagem: Thiago Ribeiro/AGIF

Do UOL, em Santos (SP)

07/07/2020 04h00

Resumo da notícia

  • Novas datas do Brasileiro e da Copa do Brasil facilitam a vida do Flamengo?
  • Andrei Kampff: "O Flamengo já largaria na frente de qualquer jeito"
  • Juca: "Se Fla treinasse uma semana antes do campeonato, já levaria vantagem"
  • "Calendário já virou até desculpa antecipada para alguns", diz Mauro Cezar

O presidente da CBF, Rogério Caboclo, confirmou que o Campeonato Brasileiro terá início em 9 de agosto. Ele ainda destacou que a Copa do Brasil voltará a ser disputada um pouco depois, no dia 26 do mesmo mês.

Será que essas novas datas ajudam o Flamengo a ser ainda mais forte e a ter também mais facilidade na sequência da temporada? Fizemos essa pergunta aos blogueiros do UOL Esporte, e aqui cabe um contexto.

Vale lembrar que o clube carioca voltou a treinar mais cedo que os principais concorrentes e terá seu Estadual terminando antes, fazendo assim com que o Carioca não encavale com as competições nacionais - Brasileiro e Copa do Brasil.

ANDRÉ ROCHA

Difícil prever. Mas creio que para o ritmo de competição, parar mais um mês depois de mais de 90 dias de inatividade, com possivelmente apenas quatro partidas entre os dois períodos, pode ser bem prejudicial. Inclusive Jorge Jesus mencionou isso depois da vitória sobre o Volta Redonda.

Leia o blog do André Rocha.

ANDREI KAMPFF

Flamengo já largaria na frente de qualquer jeito. Pelo elenco, pela continuidade do trabalho e pela força que tem.

Agora, a paixão pelo esporte é alimentada pela incerteza do resultado. Pra isso, equilíbrio e condições iguais pros adversários são princípios do jogo. Claro que essa isonomia é perdida em função disso.

Leia o blog Lei em Campo.

JUCA KFOURI

Se o Flamengo passasse a treinar apenas uma semana antes de qualquer campeonato, já levaria vantagem, mesmo com os demais começando com um mês de antecedência.

Não será porque começou antes que se saíra melhor que os rivais.

Leia o blog do Juca.

MARCEL RIZZO

O estágio do Flamengo atual o coloca como favorito de qualquer campeonato no Brasil em qualquer circunstância. O calendário, entretanto, ainda está muito obscuro. A CBF define datas sem aval da maioria das secretarias de saúde dos Estados. O Brasileiro vai começar disputado em um ou dois estados apenas? Difícil. Mas já ter algum ritmo de jogo e Estadual resolvido ajuda ainda mais o Flamengo sim.

Leia o blog do Marcel Rizzo.

MAURO CEZAR

Depende de como os demais times aproveitarão os jogos que terão pela frente até lá, mas, naturalmente, o Flamengo já é superior aos seus rivais no momento. O calendário já virou até desculpa antecipada para alguns.

Leia o blog do Mauro Cezar.

MENON

Eu diria que vai ter menos dificuldades. Mas, mesmo do jeito anterior, saberia levar. Tem ótimo elenco e o Brasileiro é maratona e não prova de velocidade. Mesmo se sair atrás, tem grande possibilidade de recuperação.

Leia o blog do Menon.

MILTON NEVES

Claro que os cariocas saindo na frente fisicamente e já jogando estão na frente de todos os concorrentes do Brasileiro. Mas nada tão significativo fisicamente em 70 ou 80% até porque tecnicamente não haverá nenhuma alteração. O Flamengo é tão melhor como foi em 2019 e o será de novo em 2020. A salvação do Brasileiro é a volta do mata-mata com os adversários do Flamengo treinando, jogando, correndo e apostando na zebra contra o urubu!

Leia o blog do Milton Neves.

PERRONE

Em tese, ajuda. É mais um componente que fortalece o favoritismo do Flamengo, mas não considero um fator fundamental. O mais importante é a qualidade do elenco, que é muito superior em relação à maioria dos rivais. Agora, vejo com muita tristeza e preocupação o fato de a CBF já marcar a data de retorno. O ideal seria esperar a pandemia estar sob controle para depois os treinos voltarem e, em seguida, os campeonatos.

Leia o blog do Perrone.

RENATO MAURÍCIO PRADO

Não acho que essa seja uma vantagem decisiva. Serão poucas datas acavaladas. A grande vantagem rubro-negra é ter retornado aos treinamentos antes e ter reforçado um time excelente e já completamente entrosado.

Leia o blog do Renato Maurício Prado.