Topo

OPINIÃO

Posse de Bola #40: "Máquina do Flamengo esconde os equívocos da gestão"

Do UOL, em São Paulo

06/07/2020 12h16

Flamengo e Fluminense disputam a final da Taça Rio, que pode antecipar o título estadual para o clube rubro-negro, mas a competição ficou em segundo plano depois que o clube resolveu cobrar de seus torcedores pela transmissão da semifinal contra o Volta Redonda e, depois de problemas, optou por abrir as imagens para seus torcedores no Youtube. Ao mesmo tempo em que o futebol do Flamengo empolga, sua direção causou insatisfação em parte da torcida.

No podcast Posse de Bola #40, os jornalistas Arnaldo Ribeiro, Eduardo Tironi, Juca Kfouri e Mauro Cezar Pereira falam sobre a diferença entre a organização do Flamengo dentro de campo sob o comando de Jorge Jesus, e fora dele, na liderança do presidente Rodolfo Landim. E também analisam a possibilidade de saída do técnico devido ao interesse do Benfica, de Portugal.

"É uma delícia ver o time do Flamengo jogar, essa é que é a verdade, é uma delícia. As tramas, as triangulações, os elementos surpresa que de repente aparecem na área, é uma delícia ver. A direção do Flamengo, o risco que acho que o torcedor consciente deve levar em conta, é sobre o que esperar do Flamengo, da direção do Flamengo, no momento em que as coisas não estejam se saindo tão bem, ou eventualmente uma briga pelo poder na hora em que as eleições se aproximarem, porque é um show de arrogância", afirma Juca Kfouri.

"Cada vez que o Landim e sua turma, Baps e tudo, tentam inovar, acontece o que aconteceu ontem e a verdade é que vai ficando muito claro que eles não têm a menor segurança sobre o caminho que escolheram, a menor. Em certo sentido, o Landim é um Bolsonaro mais sofisticado. Erra menos o português, tomou banho de loja, mas na verdade é tão incompetente quanto. E pegou uma máquina lubrificada e essa máquina acaba impedindo que apareçam outros equívocos, os equívocos da gestão", completa o jornalista.

Mauro Cezar também critica o momento escolhido pelo Flamengo por fazer testes, levando em consideração, que em caso de título na quarta-feira, o time não terá mais jogos para transmitir como mandante dentro dos contratos atuais de direitos de transmissão.

"Você não faz um teste com o seu produto principal. E aí vem o paralelo, imagina, jogo de mata-mata o Jesus vai testar agora os jogadores da base? Não vai", afirma o jornalista.

"Você não pode brincar num jogo desses, testar, e ele fala na entrevista 'fizemos um teste', então o que tinha que fazer o Flamengo? Primeira coisa, não adianta ficar falando sobre isso porque, se quarta-feira o Fla-Flu for o último jogo do campeonato, que é o objetivo do Flamengo, ganhar e encerrar o campeonato, quando o Flamengo terá outra oportunidade de fazer esses testes? Só no ano que vem", completa Mauro.

O programa também analisa como fica a situação do Palmeiras no caso de Dudu, que pretende ser negociado e pode sair por empréstimo para o Al-Duhail, do Qatar, além do São Paulo, que teve a volta de Daniel Alves aos treinos e, em entrevista a Zico, o camisa 10 disse ver o futebol do time mais próximo do Flamengo em relação aos outros clubes brasileiros. E tem ainda a CBF acenando para o início do Campeonato Brasileiro no dia 7 de agosto, enquanto competições estaduais que envolvem clubes da Série A ainda não têm o retorno confirmado.

Posse de Bola: Quando e onde ouvir?

A gravação do Posse de Bola está marcada para segundas-feiras às 9h, sempre com transmissão ao vivo pela home do UOL ou nos perfis do UOL Esporte nas redes sociais (YouTube, Facebook e Twitter). A partir de meio-dia, o Posse de Bola estará disponível nos principais agregadores de podcasts.

Você pode ouvir o Posse de Bola em seu tocador favorito, quando quiser e na hora que quiser. O Posse de Bola está disponível no Spotify e na Apple Podcasts, no Google Podcasts e no Castbox . Basta buscar o nome do programa e dar play no episódio desejado. No caso do Posse de Bola, é possível ainda ouvir via página oficial do UOL e YouTube do UOL. Outros podcasts do UOL estão disponíveis em uol.com.br/podcasts.