Topo

OPINIÃO

Mauro: "No cenário atual, é difícil Jesus trocar o Flamengo pelo Benfica"

Do UOL, em São Paulo

06/07/2020 15h31

Em crise após a saída do técnico Bruno Lage, o Benfica mira o retorno de Jorge Jesus e, segundo o jornal português A Bola, o clube já enviou um agente ao Brasil para tentar convencer o técnico a trocar o Flamengo, como qual venceu o Brasileirão e a Libertadores em 2019, além de estar invicto em 2020, pelo clube português onde venceu três vezes o campeonato de seu país.

No podcast Posse de Bola #40, o jornalista Mauro Cezar Pereira explica a situação atual do clube português e os motivos pelos quais não acredita que Jorge Jesus deve trocar o Flamengo pelo Benfica, como a questão de salários e poder de investimentos, do clube — que contratou recentemente o meia Pedrinho, ex-Corinthians, — para garantir jogadores do nível que o técnico tem em seu elenco no clube rubro-negro.

"O presidente lá, o Luiz Felipe Vieira, ele é amigo do Jorge Jesus, já fez uma proposta e o Jesus rechaçou. O ex-técnico do Benfica, o Bruno Lage, ganhava menos de um terço do que o Jesus ganha no Flamengo e isso falando desse salário atual, que é parecido com o do ano passado, a temporada passada, então o Benfica não está pagando essa fortuna toda para algum técnico já há algum tempo. O Benfica não tem grana para fazer grandes investimentos hoje, e teve queda de receitas", afirma Mauro Cezar (disponível no vídeo acima a partir de 17:40).

"Claro que tudo é possível, o cara chega aqui e faz uma proposta maluca, e o português vai embora, mas eu acho que é pouco provável pelo cenário dos dois clubes e pelas dificuldades que o Benfica está passando no momento, mas aí é aguardar para ver também até que ponto o Jesus pode ser convencido a sair agora. Eu acho muito difícil no momento que isso aconteça", analisa o jornalista.

Mauro relata ainda uma conversa com fonte ligada ao clube, que alega que o clube não tem condições atualmente de fazer grandes contratações com peças como as que Jesus tem em seu time no Flamengo.

"Conversei com uma pessoa do Benfica semana passada que estava falando para mim o seguinte: primeiro, uma coisa interessante, ele falou 'há alguns anos nós íamos ao Brasil e contratávamos jogadores por 2 milhões de euros, 1,5 milhão, agora o Pedrinho, ele até questionou, esse cara falando para mim, 'que é muito caro pelo que o Benfica vai pagar, 20 milhões de euros, como é que o Benfica vai contratar um Gabigol e vai contratar um Bruno Henrique? Quanto vai custar ao Benfica? Não temos dinheiro, não temos condições de comprar', ele falou", completa o jornalista.

Além de sua ligação com o clube português no qual trabalhou por seis temporadas, o que poderia influenciar Jorge Jesus em uma hipotética saída do Flamengo para o Benfica seria o incômodo em relação à indefinição do calendário do futebol na América do Sul devido à pandemia do novo coronavírus, com o início do Campeonato Brasileiro e a volta a Libertadores ainda sem datas oficializadas.

"Ele pode até ir por uma questão de coração, uma coisa que está incomodando o Jesus também, e isso a gente está sabendo, é o calendário, a indefinição, porque ele quer jogar. Ele quer botar o time para correr, ele não quer ficar parado treinando no CT, e isso o incomoda e independe do Flamengo, não é uma bronca com o Flamengo, é a situação", diz Mauro Cezar.

Posse de Bola: Quando e onde ouvir?

A gravação do Posse de Bola está marcada para segundas-feiras às 9h, sempre com transmissão ao vivo pela home do UOL ou nos perfis do UOL Esporte nas redes sociais (YouTube, Facebook e Twitter). A partir de meio-dia, o Posse de Bola estará disponível nos principais agregadores de podcasts.

Você pode ouvir o Posse de Bola em seu tocador favorito, quando quiser e na hora que quiser. O Posse de Bola está disponível no Spotify e na Apple Podcasts, no Google Podcasts e no Castbox . Basta buscar o nome do programa e dar play no episódio desejado. No caso do Posse de Bola, é possível ainda ouvir via página oficial do UOL e YouTube do UOL. Outros podcasts do UOL estão disponíveis em uol.com.br/podcasts.