Topo

RMP: "Jogo do Fla tem um simbolismo muito grande, aponta para o futuro"

Do UOL, em São Paulo

02/07/2020 12h00

A vitória do Flamengo por 2 a 0 sobre o Boavista ontem (1º) pode parecer só mais um jogo para um time entrosado que sobra no Campeonato Carioca. Mas houve um diferencial: a transmissão. A partida foi exibida na "Fla TV" e deve marcar uma alternativa de modelo no futebol brasileiro, fora da televisão, seja aberta ou fechada.

Além de bater recorde de audiência quando se trata de eventos esportivos transmitidos na internet —ultrapassou Internacional x Grêmio com 2 milhões e 200 mil espectadores simultâneos—, a transmissão aponta para o futuro, segundo Renato Maurício Prado.

"Esse jogo tem um simbolismo muito grande, aponta para o futuro. Acho que no futuro o esporte vai passar muito mais para o streaming do que pela televisão aberta e paga", afirmou o colunista em live pós-jogo do UOL Esporte (assista acima).

RMP participou de debate com o blogueiro Rodrigo Mattos e os jornalistas Vinicius Mesquita e Pedro Ivo Almeida. Eles analisaram estes primeiros capítulos do retorno do futebol no Rio de Janeiro, e houve um consenso sobre o primeiro teste do Fla na internet.

"Eu acho que para uma primeira transmissão realmente exclusiva da Fla TV foi bastante digna. Claro que tem bastante coisa para corrigir, natural. Mas cumpriram bem o papel. O narrador é bom, cumpriu bem, comentário está devendo um pouco ainda. Mas o Flamengo ganhou hoje dentro e fora de campo", disse Renato Maurício Prado.

"Em relação ao comentário, só queria fazer uma observação. Gosto muito do Raul [Plassmann, que foi comentarista da partida], gosto muito dele, mas acho que foi pouco usado", acrescentou.

Pedro Ivo Almeida, jornalista do UOL, ressaltou o fato de 'todo mundo' estar de olho na iniciativa flamenguista. Ele também avalia como positivo o trabalho realizado pela Fla TV.

"É uma questão de imagem, de olhar e ver que a transmissão funcionou. Havia a dúvida: vai ser a mesma coisa a transmissão? E foi. Acho que a curto prazo não vai chegar perto de TV aberta [em relação ao retorno financeiro], é um mundo distante, mas estamos vivendo uma noite histórica. Campeonato oficial, não é amistoso, no YouTube. Acho que o saldo é positivo, e fica a marca, o Flamengo hoje bateu a marca de 2 milhões e 200 mil no YouTube."

De olho em 2021 e novas negociações

Rodrigo Mattos, que acompanhou o triunfo rubro-negro do Maracanã, levantou um ponto importante no debate. O blogueiro do UOL Esporte explicou que o contrato da Globo com os clubes pela transmissão do Brasileiro vai até 2024 e que as renovações devem começar a ser discutidas já no ano que vem. Para o jornalista, o Flamengo pode sair na frente por estar fazendo este teste no Carioca.

"O contrato de TV do Brasileiro, que vai até 2024, deve começar a ser negociado em 2021, ano que vem. E aí o clube precisava testar. Fez uma aposta, abriu mão de R$ 18 milhões [pela cota de TV do Carioca deste ano], e aí vai entender o que é esse modelo. Está fazendo no campeonato que não prejudica a sua rentabilidade. Está fazendo do carioca um laboratório. Quando tiver essa negociação, já vai ter um cenário melhor do que vale a pena em streaming", destacou.