Topo

São Paulo

SPFC tem reunião com jogadores para falar de finanças e corte de salários

Jogadores do São Paulo  - Marcello Zambrana/AGIF
Jogadores do São Paulo Imagem: Marcello Zambrana/AGIF

José Eduardo Martins

Do UOL, em São Paulo

29/06/2020 16h16

A diretoria de futebol do São Paulo reuniu o elenco hoje (29) para conversar sobre a situação financeira do clube e a redução salarial durante a quarentena por causa da pandemia do novo coronavírus. Segundo apurou o UOL Esporte, a conversa aconteceu em um dos campos do CT da Barra Funda, de maneira informal, e foi considerada proveitosa por ambas as partes.

O executivo de futebol, Raí, e o gerente do departamento, Alexandre Pássaro, reuniram os atletas e a comissão técnica para o papo, que aconteceu entre as atividades desta segunda-feira. Os dirigentes apresentaram um panorama do clube, que enfrenta um momento turbulento em suas finanças. Porém, há expectativa de o Tricolor minimizar a crise nos próximos meses com a verba da venda de Antony para o Ajax (até 22 milhões de euros entre direitos e bônus por metas) e de outros atletas.

Os dirigentes também explicaram como alguns atletas receberam apenas 20% do proposto em carteira. Tal valor seria resultado da diferença tributária descontada do total que teria sido devolvida aos atletas.

É importante ressaltar que ainda há jogador que defenda a posição do clube, por entender as dificuldades financeiras enfrentadas pelo São Paulo mesmo antes da pandemia. O clube fechou 2019 com déficit de R$ 156 milhões.

Por isso, havia a recomendação expressa do Conselho de Administração para que a receita do departamento de futebol fosse reduzida em 2020. Nas últimas semanas, o órgão cobrou rigidez dos responsáveis pelas finanças e pela equipe profissional — não chegou a ser descartada até a hipótese de redução de salários até o fim deste ano.

São Paulo