Topo

Galvão, Cléber Machado e Caio discutem ao vivo sobre protocolos do Carioca

Caio Ribeiro discutiu com Cléber Machado e Galvão - Reprodução/SporTV
Caio Ribeiro discutiu com Cléber Machado e Galvão Imagem: Reprodução/SporTV

Colaboração para o UOL, em São Paulo

29/06/2020 23h19Atualizada em 30/06/2020 09h33

Durante a edição de hoje do Bem, Amigos!, do SporTV, Caio Ribeiro, Galvão Bueno e Cléber Machado se envolveram em uma discussão sobre o que deveria ter sido feito em relação ao Volta Redonda, que teve três jogadores testando positivo para o novo coronavírus pouco antes da partida contra o Fluminense - vencida pelo Voltaço por 3 a 0.

Enquanto Galvão - de casa - e Cléber Machado defenderam que o risco de contágio aumentou com a realização desta partida, Caio defendeu o protocolo seguido - os três jogadores foram afastados e o jogo ocorreu normalmente.

"Ontem eu fiquei muito bem impressionado com o Volta Redonda e como o Botafogo voltou. Falei com uma pessoa de dentro do Volta Redonda e ele me garantiu que os três jogadores que testaram positivo para Covid-19 não tiveram contato com os outros jogadores. Eles chegaram ao CT, não houve concentração. Quando se apresentaram para ir ao jogo, foram testados e imediatamente separados", observou Caio Ribeiro.

"Mas e os dias anteriores, Caio? Eles podem ter tido contato. A questão são os dias anteriores", respondeu Cléber Machado.

"Eles não treinaram durante a semana com os outros jogadores?", enfatizou Galvão.

"Vou checar a informação de quando foi detectado, mas no momento em que foram detectados, foram colocados à parte", disse Caio Ribeiro.

"Sim, Caio, mas o que a gente está dizendo é o seguinte: você chega para fazer o Bem, Amigos!, todos fazem o teste e só você tem a doença - só você é retirado. Mas, se a gente faz um ensaio nos dias anteriores, nós tivemos contato", disse Cléber.

"Tivemos, mas vocês também foram testados e deu negativo", rebateu Caio, interrompendo Cléber Machado.

"Gente, eu não sou médico, eles devem tomar as decisões. Mas, pelo que eu leio, acompanho, o que acontece é que quando sai o resultado do teste, a pessoa já estava infectada. (...) Nos Estados Unidos, o time da Marta foi testado na chegada na sede de onde a competição será encerrada. Ali, dez jogadoras testaram positivo e o time foi retirado do campeonato. A diferença de postura que me angustia", rebateu Galvão.

"São posturas diferentes. O que eu quero dizer é que todos os clubes e jogadores são testados. A partir do momento que três jogadores testam positivo, eles são retirados. Ele pode ter contraído antes, mas ele estava sendo testado antes", respondeu Caio.

"Caio, nós torcemos para que todos os testes deem negativo, ou no máximo que deem que o jogador está imunizado. Mas, aparentemente, pelo que se lê, não dá para ter certeza se os outros não vão dar positivo depois", ponderou Cléber Machado.

"Volto a dizer que no momento em que foram testados, eles foram afastados e, aparentemente não tiveram contato com os outros jogadores", respondeu Caio Ribeiro.

"Caio, estamos torcendo para que ninguém teste positivo. Claro que foram afastados do jogo. Mas se treinaram naquela semana, podem ter contaminado alguém que deu negativo no teste. E as atitudes em outros lugares têm sido diferentes", respondeu Galvão"

"Tudo bem. Pode ter acontecido tudo isso e pode não ter acontecido", disse Caio, mais exaltado.

"Caio, me perdoe, mas não podemos ficar na dependência do 'pode ou não pode' ter acontecido. Tem que ser uma coisa mais rigorosa. Não podemos jogar com a sorte", rebateu Galvão, elevando o tom da discussão.

"Mas ninguém está jogando com a sorte. Os clubes estão respeitando protocolos de saúde. Uma outra discussão é estudar um protocolo diferente e é uma outra discussão", rebateu Caio.

Por fim, Cléber Machado tomou a palavra e encerrou a discussão com uma reflexão.

"O ideal seria que ninguém estivesse infectado. Mas acho que podemos esperar para ter certeza de que voltar com o futebol é uma coisa boa, para que não seja algo discutível, como está sendo agora".