PUBLICIDADE
Topo

Mauro Cezar: "Luxemburgo falar que não vai jogar com um 10 é factoide"

Do UOL, em São Paulo

26/06/2020 04h00

O técnico Vanderlei Luxemburgo revelou em entrevista recente a intenção de que o Palmeiras atue sem um camisa 10 e que o futebol moderno não conta mais com uma meia de criação, o que justificaria o seu esquema com quatro atacantes, no qual tem recuado Dudu para atuar na armação — Willian, Luiz Adriano e Rony são posicionados mais adiantados.

No podcast Posse de Bola #38, o jornalista Mauro Cezar Pereira afirma que a declaração do treinador palmeirense é um "factoide" e que não é algo novo dizer que há poucos jogadores que atuem como meia de criação no futebol atual.

"Essas palavras do Luxemburgo, essa coisa de vai jogar com 10, isso aí é factoide, isso não vai levar a nada, o negócio é dentro do campo. Ele tem que encontrar soluções, e esse é um papo muito furado e muito antigo. 'Ah não tem camisa 10', o Liverpool não tem camisa 10, e daí? Não tem o clássico camisa 10, tem o Mané com a camisa 10, joga no ataque, geralmente pelo lado esquerdo, e também não é nem um 11, ele não é um ponta esquerda, ele é um cara que joga pelo lado esquerdo, mas aparece em outros setores", afirma Mauro Cezar.

"São vários exemplos que a gente vai encontrar por aí de times que não têm esse armador clássico. E esse personagem já sumiu do futebol brasileiro há algum tempo, ele desaparece na base. Eu acho que são frases para causar algum tipo de comentário de quem me parece que não saber muito bem o que vai fazer", completa o jornalista.

Posse de Bola: Quando e onde ouvir?

A gravação do Posse de Bola está marcada para segundas-feiras às 9h, sempre com transmissão ao vivo pela home do UOL ou nos perfis do UOL Esporte nas redes sociais (YouTube, Facebook e Twitter). A partir de meio-dia, o Posse de Bola estará disponível nos principais agregadores de podcasts.

Você pode ouvir o Posse de Bola em seu tocador favorito, quando quiser e na hora que quiser. O Posse de Bola está disponível no Spotify e na Apple Podcasts, no Google Podcasts e no Castbox . Basta buscar o nome do programa e dar play no episódio desejado. No caso do Posse de Bola, é possível ainda ouvir via página oficial do UOL e YouTube do UOL. Outros podcasts do UOL estão disponíveis em uol.com.br/podcasts.

Futebol