Topo

Jesus recusa sondagem do Benfica e opta por permanência no Flamengo

Jorge Jesus comanda treino do Flamengo em meio à pandemia de coronavírus - Alexandre Vidal / Flamengo
Jorge Jesus comanda treino do Flamengo em meio à pandemia de coronavírus Imagem: Alexandre Vidal / Flamengo

Leo Burlá

Do UOL, no Rio de Janeiro

26/06/2020 19h24

O técnico Jorge Jesus foi sondado pelo Benfica, mas disse "não" ao ex-clube e preferiu cumprir seu contrato com o Flamengo, que vai até junho de 2021. A notícia da recusa aos benfiquistas foi divulgada primeiro pela ESPN e confirmada pelo UOL Esporte.

O Mister analisou com carinho a possibilidade de retornar para seu antigo clube, mas pesou o projeto esportivo do Rubro-negro, que deve brigar por todos os títulos esse ano novamente. O retorno é um projeto pessoal do presidente Luís Filipe Vieira, presidente do clube e amigo pessoal de Jesus.

Quando conversava sobre a renovação com o Fla, uma das coisas que fizeram com que as conversas demorassem era a indefinição em relação ao calendário do futebol brasileiro, o que segue preocupando o português.

Caso o Benfica levasse o treinador, o Flamengo seria reembolsado em 500 mil euros, mas teria um grande problema em mãos para resolver. Com o novo acordo com o treinador, o Rubro-negro entendia estar totalmente blindado ao avanço de interessados.

O Rubro-negro não chegou a ser procurado oficialmente pelo Benfica, mas ficou sabendo do flerte dos portugueses com o treinador. A cúpula não entrou no circuito e aguardou as movimentações.

Jesus não esconde que a possibilidade de retornar ao seu país natal sempre mexe, mas o Flamengo crê que o vínculo será integralmente cumprido. A ideia era ter Jesus até o fim de 2021, mas Jesus não topou. Além disso, o Fla teria de dar ao profissional uma cláusula de saída no meio do ano que vem sem penalidades ao comandante.

R$ 20,3 mi em contrato até junho de 2021

O português receberá com base no câmbio do dia e seu novo acordo vai até junho de 2021. O português e sua comissão técnica vão embolsar 3,5 milhões de euros pelo novo trato, que será regido pela cotação do dia da moeda europeia. Em bases atuais, a soma seria de R$ 20,3 milhões. Esse montante é livre de impostos.

O Mister chegou ao clube em um ano e colecionou troféus. Neste intervalo, liderou o clube nas conquistas do Brasileiro, da Libertadores, da Recopa e da Supercopa.