Topo

Mauro Naves vence "susto" e se lança como professor de jornalismo esportivo

Mauro Naves gravou parte das aulas em camarote do estádio do Morumbi, em São Paulo - Divulgação/Curseria
Mauro Naves gravou parte das aulas em camarote do estádio do Morumbi, em São Paulo Imagem: Divulgação/Curseria

Gabriel Carneiro

Do UOL, em São Paulo

25/06/2020 04h00

Em abril, durante longa entrevista publicada pelo UOL Esporte, o jornalista Mauro Naves contou que tinha planos fora do convencional para a sequência da carreira. Um deles acaba de virar realidade: conhecido ex-repórter da Globo, hoje comentarista do Fox Sports, ele agora é professor de um curso de jornalismo esportivo que está em fase de pré-lançamento.

As aulas são 100% online em uma plataforma chamada "Curseria", que também tem como professores nomes famosos como Pedro Bial, Henrique Fogaça, Bela Gil e Kyra Gracie, entre outros. De acordo com o site da empresa, o conteúdo é destinado a "quem deseja aprimorar os conhecimentos no jornalismo esportivo, bem como para aqueles que pretendem começar uma carreira na área", com "bastidores da cobertura".

"Eu, assim que recebi o convite, confesso que fiquei meio assustado com a ideia", brinca Mauro Naves.

"No ano passado, tiveram a ideia de fazer um curso de jornalismo esportivo e chegaram à conclusão de que eu seria um bom nome para encabeçar o projeto. Depois desse susto eu conversei com eles, vi toda a seriedade com que encaram, a estrutura que eles disponibilizam, e fui me encantando com a ideia. Aí, resolvemos viabilizar o curso. Foi uma experiência totalmente inédita me ver ali no papel de um professor. Muita responsabilidade, mas eu aceitei o desafio."

Mauro Naves na Fox - Reprodução - Reprodução
Comentarista estreou na Fox em março deste ano, em transmissões de jogos do Palmeiras
Imagem: Reprodução

O jornalista gravou quase todo o conteúdo dos vídeos no ano passado, antes da quarentena recomendada no combate ao novo coronavírus, num camarote do estádio do Morumbi, em São Paulo. Depois, por causa da pandemia, o jornalista montou um estúdio caseiro para geração de imagens e entradas ao vivo nos canais Fox Sports e ESPN - as emissoras do grupo Disney passam por um processo de fusão.

O curso tem participações dos ex-jogadores Edmilson, Zé Elias, Milene Domingues e Gilmar Rinaldi, além dos jornalistas Ivan Moré, Fernando Galvão e Léo Bianchi: "Eu conto um pouco da minha experiência de mais de 30 anos da área, mostro técnicas de entrevistas e de linguagem e falo do que valia no passado e não vale mais hoje. Mas, claro, olhando o posicionamento do jornalismo esportivo nessa nova era digital, com preocupação do uso das redes sociais", comenta.

Desde que deixou a Globo após 30 anos, Mauro Naves se aventurou no ambiente digital. Além do curso, comanda transmissões ao vivo no Instagram e empilha novos planos: publicidade, palestras, eventos como mestre de cerimônia, produção de conteúdos seriados para plataformas de streaming e, possivelmente, um talk show no YouTube.