Topo

OPINIÃO

Blogueiros: por que David Luiz, tão detonado, nunca sai de grandes clubes?

David Luiz, após ser expulso de partida entre Arsenal e Manchester City - LAURENCE GRIFFITHS / POOL / AFP
David Luiz, após ser expulso de partida entre Arsenal e Manchester City Imagem: LAURENCE GRIFFITHS / POOL / AFP

Do UOL, em Santos (SP)

24/06/2020 11h24

Resumo da notícia

  • Por que David Luiz, tão criticado, só joga em time grande e nunca sai de cena?
  • Blogueiros analisam situação do brasileiro, que renovou com o Arsenal
  • "Porque ele é muito bom, mas joga no fio da navalha", analisa André Rocha
  • Milton Neves: "David Luiz sempre teve mais fama do que bola"
  • "Os empresários dele devem ser muito bons", diz Renato Maurício Prado

Os constantes erros na retomada do Campeonato Inglês e o contrato se aproximando do fim não impediram que o Arsenal optasse por continuar com o brasileiro David Luiz em seu elenco. O vínculo do zagueiro foi ampliado por mais uma temporada, em anúncio feito hoje (24).

Diante da renovação, convocamos os blogueiros do UOL Esporte a opinar sobre o seguinte tema: Por que David Luiz, tão criticado, só joga em time grande e nunca sai de cena?

E mais... O que acontece: Ele não é tão ruim assim? Ninguém fala da parte boa? Ou ele tem um bom marketing pessoal? Confira as respostas:

ANDRÉ ROCHA

Porque ele é muito bom, mas joga no fio da navalha. Arrisca, se expõe e tem personalidade para arriscar de novo. Acaba sendo uma espécie de "suicídio" na carreira. Mas sempre há um clube e/ou treinador que acredita que pode aparar as arestas e transformá-lo no zagueiro top que sempre prometeu.

Os momentos mais vencedores foram justamente quando David Luiz jogou mais protegido: no Chelsea, na retranca de Roberto Di Matteo que rendeu a Champions em 2012 e como um dos três zagueiros de Antonio Conte em 2017.

Natural que as falhas ganhem mais destaques com um zagueiro, cuja função principal para o grosso do público é evitar gols.

É claro que a imagem dele de bom moço, com visual marcante pela cabeleira, ajuda no marketing pessoal. David não é de criar problemas, aceita reserva, mudança de posição/função, não cria caso. É um jogador "de grupo" e parece exercer liderança positiva.

Em campo, só precisa tomar decisões melhores. Às vezes se mete em roubadas por atos tresloucados, como rodar aleatoriamente em campo, sem rumo, como nos 7 a 1.

Leia o blog do André Rocha.

ANDREI KAMPFF

Simples, porque ele é um bom zagueiro. Experiente e um líder dentro do grupo.

Jogador de Copa, titular do Chelsea com diferentes técnicos, campeão da Champions, ídolo da torcida. No Arsenal, é titular mesmo com mudança de técnico. Nenhum desses técnicos entende de futebol? Esses times não têm dinheiro para contratar zagueiro? Não, pras duas perguntas. A resposta é que ele sempre foi um belo zagueiro.

Leia o blog Lei em Campo.

JUCA KFOURI

Ele é uma simpatia, autêntico, parece ter ótimo caráter, ficou muito marcado pelo pranto pós-7 a 1 e está longe de ser um grande zagueiro, porque é afoito em demasia e muitas vezes desconcentrado.

Leia o blog do Juca.

MARCEL RIZZO

Nossa avaliação é 100% pelo que ele faz em campo. Claro que a atuação é fato preponderante para uma contratação ou renovação, mas não acompanhamos o dia a dia do clube, a importância que o jogador pode ter, por exemplo, no ambiente e de dar experiência aos mais jovens. Acho que o David Luiz pode ir muito bem nesses outros requisitos.

Ele é um cara bem articulado, o que claro ajuda no contato com a mídia e no que é passado a telespectadores, ouvintes e leitores. Mas não acho que só marketing pessoal leva um jogador a ficar tanto tempo em times do primeiro escalão. David Luiz tem qualidade dentro, e como escrevi acima, fora de campo.

Leia o blog do Marcel Rizzo.

MAURO CEZAR

Porque ele é um bom jogador, com muitos títulos importantes na carreira, contudo, tem no currículo falhas gritantes e que repercutem muito, por culpa dele, óbvio, mas turbinada pelos haters, inclusive na mídia.

Parece que falar mal dele dá mais Ibope. Erros de outros não têm tanta repercussão. Quantos no Brasil prestam atenção nas constantes falhas de Mustafi, outro zagueiro do Arsenal? Quantos sabem quem é Mustafi, aliás???

Leia o blog do Mauro Cezar.

MENON

Eu não entendo. O posicionamento peladeiro, correndo de um lado para outro é péssimo. Com certeza, tem qualidades que superam esse estilo que acho terrível.

Leia o blog do Menon.

MILTON NEVES

Esse tem santo forte. Ou santo que não conhece uma zaga mesmo tendo sido um beque esforçado. Foi o caso do Felipão no 7 a 1. Tirou o sempre superestimado David Luiz de quarto zagueiro e o colocou de central para entrar o trágico "alemão" Dante. ANTES do jogo, na Rádio Bandeirantes, Rondinelli e Brito disseram que colocar quarto zagueiro com a camisa 3 "era como colocar duas chuteiras de pé direito ou de pé esquerdo no beque. Ele fica torto". Mas a verdade é que David Luiz sempre teve mais fama do que bola, de chuteiras erradas então...

Leia o blog do Milton Neves.

PERRONE

David Luiz ocupa espaço no futebol mundial correspondente ao seu desempenho. Sempre jogou em grandes clubes, mas não conseguiu subir um degrau e atuar por Real, Barcelona e Bayern, que historicamente estão num nível superior aos times que ele defendeu, na minha opinião. Porém, seria injusto o brasileiro jogar em equipes inferiores a Arsenal, Chelsea e PSG depois de se estabelecer na profissão.

Ele não é espetacular, mas não pode ser considerado um jogador ruim. Após a sua primeira passagem pelo Chelsea passou a falhar com mais frequência. É, por muitas vezes, estabanado, o que prejudica sua imagem. No entanto, seus números atuais justificam a renovação. Segundo o site Transfermarkt, ele atuou 26 vezes na edição 2019/2020 da Premier League, jogando 82% do tempo das partidas. Fez dois gols, deu uma assistência e levou dois vermelhos.

Leia o blog do Perrone.

RAFAEL REIS

David Luiz tem o lugar na história que seu futebol merece. É um zagueiro com técnica e velocidade suficientes para jogar nos melhores times do mundo. Mas tem dois problemas graves. O primeiro é ter ciência de que é muito bom. Isso faz com que ele sofra com excesso de confiança e se arrisque de uma forma que zagueiros não podem se arriscar. E o outro problema é a sua propensão a desastres. Quando erra, David Luiz normalmente entra em um modo suicida para tentar compensar a falha e aí, claro, comete mais erros. Por isso, talvez não haja no futebol mundial um outro zagueiro de tão alto nível com tantas atuações catastróficas como ele.

Leia o blog do Rafael Reis.

RENATO MAURÍCIO PRADO

Em termos de carreira longeva, apesar das lambanças que faz, David Luiz me remete a um Márcio Araújo com teto solar, airbag, tela touchscreen etc. Os empresários dele devem ser muito bons.

Tecnicamente ele não é ruim. Ao contrário. Mas trata-se de um peladeiro incorrigível. Sua atuação no humilhante 7 a 1 deveria ter enterrado sua carreira. Ele foi, de longe, o pior em campo. Mas apesar disso segue jogando e entregando o ouro aos bandidos.

Leia o blog do Renato Maurício Prado.