Topo

Vasco

União Cruzmaltina lança enredo e foca em gestão para atingir elite do samba

Mestre-sala e porta-bandeira exibem o pavilhão da União Cruzmaltina, a escola de samba dos vascaínos - Close Produtora / União Cruzmaltina
Mestre-sala e porta-bandeira exibem o pavilhão da União Cruzmaltina, a escola de samba dos vascaínos Imagem: Close Produtora / União Cruzmaltina

Bruno Braz

Do UOL, no Rio de Janeiro

23/06/2020 10h37

Fundada em 2019, a União Cruzmaltina - escola de samba inspirada no Vasco - obteve acesso nas divisões inferiores do samba logo em sua primeira participação no Carnaval carioca. Ambiciosa, a agremiação, que lançou enredo no último domingo (21), foca em uma gestão empresarial para atingir a meta de chegar ao Grupo Especial, a elite que desfila na Marquês de Sapucaí.

"Junto com o nascimento da União Cruzmaltina nasceu um modelo de gestão empresarial voltado para o carnaval. Esse modelo tem como objetivo criar um terreno ativo e saudável para receber investimentos da iniciativa privada. A escola utiliza todos os mecanismos que uma empresa necessita para funcionar. Aqui não existe patrono, mas sim gestor. Hoje as escolas de samba necessitam de saúde financeira e eu aposto muito nessa metodologia de trabalho", declarou ao UOL Esporte Rodrigo Brandão, presidente-fundador da escola.

A pandemia do coronavírus trouxe uma incerteza sobre o Carnaval de 2021, porém, segundo Brandão, a escola tem mantido um cronograma como se os desfiles fossem ocorrer sem qualquer adiamento, o que ainda não é certo.

"A União Cruzmaltina, assim como todas as escolas, está cumprindo o calendário. Lançamos o enredo e estamos tocando o planejamento, e aí fica a cargo do poder público", disse o presidente-fundador.

Rodrigo Brandão, presidente-fundador da escola de samba União Cruzmaltina - Ewerton Pereira / União Cruzmaltina - Ewerton Pereira / União Cruzmaltina
Rodrigo Brandão, presidente-fundador da escola de samba União Cruzmaltina
Imagem: Ewerton Pereira / União Cruzmaltina

Em sua estreia, a escola só não se tornou campeã do Grupo de Avaliação porque foi punida com a perda de 1,1 ponto em função de não cumprir o número mínimo de baianas. Um chuva torrencial no dia fez com que algumas fantasias não chegassem, e a agremiação terminou na sétima colocação.

"Serve como aprendizado. É procurar não errar, mas quando surgem os erros, é procurar aprender para não errar de novo. Teve esse problema, mas teve uma chuva torrencial no Rio no dia e as fantasias não chegaram. Mas o desfile foi histórico. Independente daquela chuva toda, o componente se manteve ali por amor à cruz de malta. Além de componentes a gente também tinha a torcida, que foi algo diferente", destacou Brandão.

Para 2021, a participação no Grupo de Acesso da Intendente Magalhães - local dos desfiles - exigirá um investimento maior:

"A escola já está se preparando. Ano que vem aumenta o grupo, são mais componentes, os carros e os desenhos vão ser diferentes do ano passado. O projeto já está pronto, agora é executar através do ateliê, da infraestrutura para os carros... Estamos em busca do primeiro objetivo que é chegar na Sapucaí".

Enredo homenageará torcida

O enredo escolhido para 2021 se chama "O meu coração é a tua morada" e será uma homenagem aos torcedores do Vasco. Em seu Instagram oficial, a escola destacou:

"(...) Pela primeira vez na história uma escola de samba homenageia os verdadeiros heróis de um clube de futebol. É com muita honra que a União Cruzmaltina apresenta seu enredo para o carnaval 2021: " O meu coração é a tua morada", vamos falar da torcida do Clube de Regatas Vasco da Gama @vascodagama, de todas as gerações, vamos festejar quem de fato sempre apoiou e faz a festa nas arquibancadas (...)".

Falar de torcida é falar de paixão, é falar de amor, de coisas que vem do coração. É relembrar os domingos festivos, é gritar um gol, é viver no limite da emoção! Somos um gigante formado por milhões de apaixonados, juntos erguemos nossa morada, incendiamos um caldeirão de vibrações, inflamados pelo desejo de vitória, vestidos com o templário, nossos olhos são o retrato de nossa alma que vibra e pulsa de paixão por ti Vasco da Gama. Pela primeira vez na história uma escola de samba homenageia os verdadeiros heróis de um clube de futebol. É com muita honra que a União Cruzmaltina apresenta seu enredo para o carnaval 2021: " O meu coração é a tua morada", vamos falar da torcida do Clube de Regatas Vasco da Gama @vascodagama, de todas as gerações, vamos festejar quem de fato sempre apoiou e faz a festa nas arquibancadas. Nós escolhemos acreditar que o sentimento não para! Guiados pela Cruz de Malta erguermos as velas de nossas embarcações para viajarmos pelas festas brasileiras tatuando nosso símbolo em nosso peito, unindo esse país com suas pluralidades, o Amor é o nosso principal vetor e depois nos espalhamos pelo mundo para avisar, que mais uma vez unidos vamos erguer o futuro e mostrar que o melhor do Vasco é o Vascaíno! #VamoscomDeus @edmitosouza7 @eduardopaes @wallace_mendonca80 @vascotv__ @vascainas_fjv @vivavasco @montagensdacolina @herdeirosdacolina @vascobeachsoccer @vaschoppito @somos_vascao @vascoparatodos @forçajovem @myllaribeirooficial @mcdarlanoficial @manchacarnaval @liesbcarnaval @vascainas_fjv @fjvoffrio @forcajovem1970 @cruzmaltinodepressao @gdavg @somos_vascao @meuvascobmgoficial @brandaorodriigo

Uma publicação compartilhada por G.R.E.S. União Cruzmaltina (@uniaocruzmaltinaoficial) em

Sem ligação com diretoria e organizadas

Ensaio do Grêmio Recreativo Escola de Samba União Cruzmaltina  - Matheus Lopes / União Cruzmaltina - Matheus Lopes / União Cruzmaltina
Ensaio do Grêmio Recreativo Escola de Samba União Cruzmaltina
Imagem: Matheus Lopes / União Cruzmaltina

Apesar de ter a palmeirense Mancha Verde como madrinha, a União Cruz-Maltina não é oriunda de alguma organizada do Vasco, prática comum no Carnaval de São Paulo. A escola também não tem ligação com a atual diretoria do clube.

"Fundei a escola para unir as minhas duas paixões, que são o samba e o futebol. Eu frequento os jogos do Vasco desde criança, sou de família de portugueses e lá a regra é ser vascaíno", disse Rodrigo para complementar:

"A escola foi fundada por torcedores do Vasco. Convidei mais duas pessoas para compor comigo e somos torcedores, não temos vínculo com a presidência e nem com nenhum núcleo de organizadas do Vasco. Nós recebemos o torcedor convencional e o organizado da mesma maneira."

Ensaios ao lado de São Januário

Rainha de bateria da escola de samba União Cruzmaltina - Close Produtora / União Cruzmaltina - Close Produtora / União Cruzmaltina
Rainha de bateria da escola de samba União Cruzmaltina
Imagem: Close Produtora / União Cruzmaltina

Os ensaios que antecederam ao Carnaval foram realizados pela União Cruz-Maltina nos arredores de São Januário, na comunidade Barreira do Vasco, que é vizinha ao estádio. A ideia é que isso novamente se repita visando 2021.

"O ensaios serão no mesmo lugar. Devemos acertar com a associação de moradores da Barreira do Vasco para utilizar mais aquela quadra, com mais conforto e comodidade. Mas os ensaios serão toda terça-feira", destacou Rodrigo.

Ano passado, a escola de samba também marcou presença em alguns jogos, levando passistas e madrinha de bateria para animar os torcedores do lado de fora.

Vasco