PUBLICIDADE
Topo

Futebol

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Tironi: "Carioca de 1990 parece a Champions League perto do que há agora"

Do UOL, em São Paulo

23/06/2020 04h00

O Campeonato Carioca voltou na última quinta-feira (18) com a vitória do Flamengo por 3 a 0 sobre o Bangu em plena pandemia do novo coronavírus, e ao lado de um hospital de campanha montado no estádio de atletismo Célio de Barros, no complexo do Maracanã, para receber contaminados. Além desta partida, estavam previstos outros jogos para o fim de semana até uma reviravolta com a participação do prefeito do Rio de Janeiro, Marcelo Crivella (Republicanos) e da Federação de Futebol do Rio de Janeiro (Ferj).

No podcast Posse de Bola #38, o jornalista Eduardo Tironi lembra do episódio ocorrido no Campeonato Carioca de 1990, que foi vencido pelo Botafogo, mas teve volta olímpica dos jogadores do Vasco com uma caravela de papelão. Na ocasião, o campeão só teve sua definição nos tribunais.

"O que está acontecendo no Campeonato Carioca deixa aquele campeonato de 1990, que teve o Vasco dando volta olímpica com caravela de papel, aquilo lá parece a Champions League perto do que está acontecendo agora no Campeonato Carioca", afirma Tironi (disponível no vídeo acima a partir de 40:05).

A opinião é a mesma de Juca Kfouri, que vê o futebol voltando 30 anos no tempo ao citar a época em que não se saberia se haveria jogo na semana para a qual a partida estava marcada, quando foi editor da revista Placar.

"Era desesperador fechar a revista no domingo à noite falando dos jogos da próxima rodada sem ter absoluta convicção de que aconteceriam os jogos, porque era capaz de o Vicente Matheus [ex-presidente do Corinthians] entrar com uma liminar e impedir que o jogo. Isso era o dia a dia do futebol brasileiro", recorda Juca.

"Regredimos a 1980, a 1990, regredimos 30 anos, 40 anos com essa história do Campeonato Carioca, porque é isso, até o dia 25 não terá jogo, a menos que, ao acordar, o prefeito tenha tido uma iluminação vinda sabe lá de onde e diga 'pode ter jogo na quarta-feira'. E convoca o pessoal para um jogo na quarta-feira", completa o jornalista.

Posse de Bola: Quando e onde ouvir?

A gravação do Posse de Bola está marcada para segundas-feiras às 9h, sempre com transmissão ao vivo pela home do UOL ou nos perfis do UOL Esporte nas redes sociais (YouTube, Facebook e Twitter). A partir de meio-dia, o Posse de Bola estará disponível nos principais agregadores de podcasts.

Você pode ouvir o Posse de Bola em seu tocador favorito, quando quiser e na hora que quiser. O Posse de Bola está disponível no Spotify e na Apple Podcasts, no Google Podcasts e no Castbox . Basta buscar o nome do programa e dar play no episódio desejado. No caso do Posse de Bola, é possível ainda ouvir via página oficial do UOL e YouTube do UOL. Outros podcasts do UOL estão disponíveis em uol.com.br/podcasts.

Futebol