PUBLICIDADE
Topo

Juca Kfouri: "50 anos após o tri, falamos dos campeões, e não do ditador"

Do UOL, em São Paulo

23/06/2020 04h00

O tricampeonato conquistado pela seleção brasileira na Copa do Mundo 1970 completou 50 anos no último domingo (21). As comemorações pelo aniversário do título relembram os feitos do time formado por craques como Pelé, Tostão, Rivellino, Gerson e Jairzinho, entre outros. Naquela decisão há meio século, a equipe comandada por Jorge Mário Lobo Zagallo bateu a Itália na final por 4 a 1.

No podcast Posse de Bola #38, o jornalista Juca Kfouri destacou que havia um receio de que o título pudesse ser usado posteriormente como propaganda política pela ditadura militar no auge da repressão, vigorando o AI-5.

"Que bom que 50 anos depois, quando a gente fala do tri, a gente fala do Pelé, do Tostão, do Rivellino, do Gerson, do Jairzinho, do Carlos Alberto, e não fala do ditador de plantão. O ditador de plantão era o ditador de plantão. Era o cara da tortura, isso para aqueles que hoje pensam ou em serem ditadores ou em volta de ditadura", afirma Juca (disponível no vídeo acima a partir de 1:00:06).

"A história é muito cruel com os ditadores, sejam eles fardados ou não. O tri, que se temia à época, a esquerda temia, 'vai virar propaganda do governo', o olhar da história é para quem ganhou o tri dentro de campo, não é para esses personagens trágicos da história do Brasil", completa o jornalista.

Posse de Bola: Quando e onde ouvir?

A gravação do Posse de Bola está marcada para segundas-feiras às 9h, sempre com transmissão ao vivo pela home do UOL ou nos perfis do UOL Esporte nas redes sociais (YouTube, Facebook e Twitter). A partir de meio-dia, o Posse de Bola estará disponível nos principais agregadores de podcasts.

Você pode ouvir o Posse de Bola em seu tocador favorito, quando quiser e na hora que quiser. O Posse de Bola está disponível no Spotify e na Apple Podcasts, no Google Podcasts e no Castbox . Basta buscar o nome do programa e dar play no episódio desejado. No caso do Posse de Bola, é possível ainda ouvir via página oficial do UOL e YouTube do UOL. Outros podcasts do UOL estão disponíveis em uol.com.br/podcasts.

Futebol