PUBLICIDADE
Topo

Como Overmars ajudou o Ajax a se aproximar dos jogadores do São Paulo

Igor Gomes, meia do São Paulo, está na mira do Ajax - Rubens Chiri/saopaulofc.net
Igor Gomes, meia do São Paulo, está na mira do Ajax Imagem: Rubens Chiri/saopaulofc.net

José Eduardo Martins

Do UOL, em São Paulo

23/06/2020 04h00

O Ajax fez uma sondagem para saber qual é a situação de Igor Gomes, considerado um dos jogadores mais valorizados do São Paulo. Chamou a atenção o fato de de mais uma vez o clube holandês procurar um atleta do Tricolor paulista — afinal, recentemente o time contratou David Neres e Antony. O interesse dos europeus pelos jogadores da equipe do Morumbi tem algumas explicações, passando até pelo trabalho de Marc Overmars.

Diretor do Ajax desde 2012, o ex-jogador quis mudar e modernizar a estrutura do clube. Entre as suas iniciativas estava a adoção de uma postura mais liberal no mercado da bola. Com ele entre os executivos, o receito de contratar um brasileiro diminuiu. Em 2017, por exemplo, um funcionário da equipe chegou a ser enviado para observar mais de perto o lateral esquerdo Júnior Tavares, do São Paulo.

O negócio com o ala não vingou, mas naquele mesmo ano, o Ajax contratou David Neres, que tinha disputado somente oito partidas pelo profissional do São Paulo. O atacante se consolidou como uma das principais peças da equipe holandesa.

Com a intenção de reforçar o time e de voltar a disputar o título da Liga dos Campões, a equipe de Amsterdã resolveu investir em Antony. A diretoria de futebol do Tricolor paulista ainda fez o possível para segurar o jovem de 20 anos por mais tempo no Morumbi e valorizá-lo. O plano são-paulino deu certo e o atacante foi negociado no início de 2020 por 16 milhões de euros, com mais 6 milhões de euros de bônus por metas estipuladas.

Além de acreditarem na qualidade dos jogadores formados pelo São Paulo, os holandeses se sentiram mais seguros em fazer negócio com o Tricolor paulista. De acordo com pessoas envolvidas nas transações, os holandeses são bem frios e com pouca paciência no início das transações.

Durante as tratativas, eles costumam se colocar em uma posição superior e até tentam outros caminhos. Geralmente, buscam informações com empresários para tentar achar o melhor preço. Quando a negociação já está aberta, o Ajax tem uma conduta justa e equilibrada. Mas o fato de confiar no trabalho desenvolvido pelo Tricolor conta pontos na hora de fechar uma contratação.

São Paulo