Topo

Paulista - 2020

Como melhor time do Paulista se reconstrói após perder artilheiro

Ronaldo, agora ex-Santo André, comemora gol anotado contra o Corinthians - Marcello Zambrana/Agif
Ronaldo, agora ex-Santo André, comemora gol anotado contra o Corinthians Imagem: Marcello Zambrana/Agif

José Edgar de Matos

Do UOL, em São Paulo (SP)

23/06/2020 04h00

Resumo da notícia

  • Dos 26 inscritos no início do Paulista, o Santo André conseguiu acordo para manter 15 nomes.
  • Em maio, clube chegou a ter apenas cinco jogadores sob contrato.
  • São quatro nomes de destaque que deixaram o clube em meio à paralisação, como o artilheiro do time Ronaldo (5 gols no Paulista)
  • Além dos 15 que ficaram para a retomada do Paulistão, diretoria vai convocar cinco jogadores da base e contratar mais quatro nomes.
  • Com o estádio ocupado por um hospital de campanha, Santo André vai se concentrar no interior.
  • O time do ABC possui a melhor campanha do Paulistão, com 19 pontos em 10 rodadas.

O melhor time do Campeonato Paulista terá uma nova cara assim que a bola voltar a rolar no Estado de São Paulo. Dono da melhor campanha antes da paralisação do torneio devido à pandemia do novo coronavírus, o Santo André precisou reinventar o próprio elenco, em virtude dos contratos curtos anteriormente firmados para a disputa da competição. Dos 26 inscritos, "sobraram 15".

Como mostrou o UOL Esporte, o clube enfrentou dificuldades para sustentar o elenco que se destacava na competição. A equipe chegou a ter apenas cinco jogadores sob contrato e perdeu peças importantes, como o artilheiro Ronaldo, que, após anotar cinco gols no Paulistão, acertou contrato para defender o Sport no restante da temporada.

O clube iniciou as conversas com o elenco e conseguiu segurar ao todo 15 nomes dos primeiros inscritos no Estadual. Agora, a equipe vai recorrer ao mercado da bola e à própria base para se reapresentar, treinar e voltar à disputa do Campeonato Paulista.

"Perdemos 11 jogadores e sobraram 15, que têm acordo para retornar assim que voltarmos provavelmente no dia 30. A gente deve inscrever cinco da base e contratar quatro jogadores, sendo um goleiro, um zagueiro, um volante e um centroavante", afirmou Edgard Montemor Filho, diretor-executivo do Santo André, em declaração à reportagem.

Além de Ronaldo, destaque da campanha até a paralisação do futebol, o Santo André perdeu mais três nomes fundamentais, titulares em jogos importantes como na vitória sobre o São Paulo, no ABC, e o empate contra o Corinthians, na Arena Itaquera.

O veterano goleiro Fernando Henrique, ex-Fluminense, acertou contrato com o Brasiliense. O zagueiro Luizão agora é jogador da Ponte Preta, enquanto o meio-campista Dudu Vieira assinou com a Ferroviária, visando a disputa da Série D do Brasileirão.

No planejamento, o Santo André realizará nestas próximas semanas os exames com os atletas que acertaram a permanência e recomeçar o trabalho no próximo dia 30.

Com o estádio Bruno José Daniel ocupado pelo hospital de campanha montado pela Prefeitura do município, o elenco vai se concentrar no interior para a volta do Estadual. Ainda não há a definição da cidade que receberá a melhor equipe do Paulistão pré-Covid 19.

Em dez jogos, o clube do ABC paulista somou 19 pontos. O próximo adversário do Santo André no Estadual é o Santos de Jesualdo Ferreira. Ainda não há uma data definida pela Federação Paulista de Futebol para o retorno da competição.